Argentina é exemplo para o Brasil, diz GM

Reuters

 

A rápida recuperação da confiança de empresários e consumidores na Argentina é um exemplo para o Brasil de como um país pode recuperar seu vigor econômico se forem tomadas medidas econômicas saudáveis, disse nesta quarta-feira o presidente da General Motors para a América Latina, Barry Engle.

 

“O que está acontecendo lá pode acontecer aqui”, disse Engle a jornalistas antes de evento em São Paulo.

 

Como exemplo, o executivo mencionou um investimento de 742 milhões de dólares anunciado pela montadora na cidade de Rosário, para produção do novo Cruze, produto que terá entre outros destinos o Brasil.

 

O anúncio do investimento teve a presença do presidente argentino Mauricio Macri, que vem liderando um conjunto de reformas no país, que ficou fora do mapa de investidores internacionais por cerca de uma década.

 

Segundo Engle, há 91 anos no país, a GM descarta cortar investimentos no Brasil, mas gostaria de que houvesse um panorama mais estável para investimentos.

 

“São muitas regras e que mudam com muita frequência”, afirmou.

 

Engle prevê que o mercado automobilístico brasileiro pode frear o ciclo de retração durante 2016, após cerca de 3 anos em queda e que o volume de vendas deve ficar ao redor de 2 milhões de veículos.

 

O executivo descartou por ora um foco maior da companhia no Brasil para exportações, mesmo com o mercado doméstico mais retraído e com o câmbio mais favorável.

 

“O custo logístico no Brasil é duas vezes a média global; e não se muda o foco de mercado de uma hora para outra”, disse. (Reuters/Aluísio Alves)