Best Cars
A Volkswagen anuncia seu novo motor EA-211 TSI Evo de 1,5 litro com turbocompressor, que substituirá o de 1,4 litro hoje usado em vários modelos do grupo. A nova unidade emprega tecnologias como turbina de geometria variável (a primeira em motor a gasolina de grande produção, embora já existisse em modelos como Porsche 911 Turbo e os novos 718 Boxster e Cayman), taxa de compressão de 12,5:1 (bastante alta para motor turbo, possível pela operação no ciclo Miller) e desativação de dois cilindros em todas as versões (estava restrita a alguns modelos com o 1,4).
Duas versões serão oferecidas de início: uma com potência de 130 cv e torque de 20,4 m.kgf (de apenas 1.300 rpm a 4.500 rpm), outra com 150 cv e torque ainda não divulgado. A VW anuncia consumo até 10% menor que na versão de 122 cv do 1,4-litro. O novo motor deve estrear nos próximos meses nos modelos VW Golf, Audi A3, Seat Leon e Skoda Octavia do mercado europeu para, mais tarde, ser adotado em toda a linha que hoje recorre ao 1,4. (Best Cars)