Limpeza por ultrassom pode recuperar bico

Jornal do Carro

 

Teoricamente, bicos injetores têm a mesma durabilidade do automóvel. Assim, em tese, não precisam ser trocados. E também não estão sujeitos a manutenção preventiva. Portanto, fuja de oficinas que oferecem “limpeza de bicos injetores” sem nem mesmo saber se há algum problema com o carro.

 

Porém, são componentes sujeitos a apresentar defeito, e a principal causa é o uso de combustível adulterado: “O problema do Brasil é o combustível”, desabafa o mecânico Pedro Scopino, da Auto Mecânica Scopino (3955-2086), na zona norte.

 

Segundo o gerente de treinamento técnico da Bosch, Daniel Lovizaro, o próprio veículo sinaliza se há algum problema. Os sintomas podem ser falhas no motor, elevação de consumo e luz de diagnóstico do motor acesa no painel.

 

Esses sinais são indicadores de problemas no sistema de injeção, e a falha pode estar nos bicos. Nesse caso, a solução pode ser a limpeza, feita em máquina de ultrassom. A função dela é desobstruir os orifícios da válvulas.

 

Lovizaro informa que esse tipo de equipamento é capaz de analisar se a válvula está pulsando corretamente, e se o “leque” de spray é uniforme. São os chamados testes de vazão e estanqueidade. Eles determinam se as válvulas estão pulverizando o combustível no tempo e quantidade determinados pelo fabricante, e se fecham completamente o fluxo quando não devem injetar.

 

O gerente da Bosch, porém, alerta para o fato de que nem todos os mecânicos dispõem de equipamento e conhecimento para realizar esse tipo de serviço: “Manutenção malfeita pode gerar um dano que a válvula não tinha”, afirma.

 

Além do combustível adulterado, outros fatores que podem comprometer o correto funcionamento dos bicos são o filtro de combustível sujo e veículo parado por muito tempo. O gerente da Bosch informa que filtro de combustível saturado pode eventualmente deixar passar sujeiras, que vão se acumular nos bicos.

 

Outra possibilidade é o carro que fica muito tempo parado: “Pode ocorrer de o combustível se deteriorar em veículo que permanece longo período em inatividade”, diz. Isso ocorre porque a válvula fica fechada quando não há injeção (motor desligado), e com combustível depositado nela.

 

Em caso de pane nos bicos, algumas montadoras recomendam a troca dos bicos, como a Fiat. No entanto, outras fabricantes – a exemplo de Renault e Volkswagen – prescrevem a limpeza corretiva como solução, opinião compartilhada por mecânicos e engenheiros ouvidos pela reportagem.

 

Na Auto Mecânica Scopino, a limpeza para um Gol 1.0 custa R$ 320. Caso seja necessário substituir o jogo de anéis e pré-filtros, o kit para os quatro bicos sai por cerca de R$ 80. Os bicos custam aproximadamente R$ 280 a unidade para os veículos 1.0, e cerca de R$ 600 para carros médios, como Honda Civic e Toyota Corolla.

 

O engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max (3743-9381), na zona sul, também adota a limpeza corretiva, quando detecta falhas de funcionamento. No entanto, ele diz que, quando a resistência interna da válvula está alterada, é necessário substituir. Nesse caso, para um carro “popular”, com motor 1.0, Venosa informa que cada bico custa entre R$ 120 e R$ 150 (sistemas multiponto utilizam uma válvula por cilindro). Para veículos importados sofisticados, o valor pode chegar a R$ 2.800. (Jornal do Carro)