Jipinho Lifan X50 será o próximo lançamento da marca no Brasil

Carplace

 

Ele já havia feito uma visita aos brasileiros na última edição do Salão do Automóvel em 2014. Voltou para China, ensaiou o retorno no ano seguinte, mas questões de mercado e economia atrasaram os seus planos e nem de féria apareceu. Agora, o Lifan X50 conseguiu o seu visto de permanência em solo brasileiro e será o próximo lançamento da marca por aqui.

 

Tratado pela marca como um jipinho, o Lifan X50 ficará posicionado logo abaixo do irmão maior X60, que por sinal, é apenas o modelo chinês mais vendido por aqui. O bom parentesco o credencia para competir com os hatches aventureiros, como Sandero Stepway, modelo que mais se assemelha em porte, embora Hyundai HB20X e Volkswagen Crossfox também figurem na lista de concorrentes.

 

Seu entre-eixos de 2,55 metros, maior que o do Ford Ecosport, garante generoso espaço interno para os passageiros de trás. Motorista e passageiro dianteiro visualizam painel com desenho moderno, de linhas retas e personalidade própria. Uma tela multimídia, além do entretenimento e navegação, também exibe os ajustes de temperatura e intensidade do ar, ambos feitos em botões na parte inferior.

 

Em relação ao X60, até mesmo o renovado que já mostramos aqui, deixa evidente que se trata de um carro mais atual e que mostra uma clara evolução da Lifan no habitáculo interno. De forma estática, observamos que os encaixes são bem feitos e não há folgas aparente entre as peças. O volante também é novo, com traços mais geométricos e comandos de controles integrados.

 

Por fora os seus 4,1 m de comprimento o deixam em pé de igualdade com o Sandero Stepway. Várias soluções que agradam o consumidor brasileiro foram aplicados neste aventureiro, como a proteção plástica nas caixas de rodas que seguem por toda a base inferior do carro e também pelas barras longitudinais no teto.

 

Debaixo do capô está o mesmo propulsor do sedã 530, ou seja, motor 1.5 16V a gasolina que entrega 103 cv de potência associado ao câmbio manual de cinco marchas. No entanto, a unidade exibida na sede da Lifan já estava equipada com o câmbio automático CVT, o que torna bem possível a sua oferta também por aqui. A lista de equipamentos seguirá o mesmo exemplo dos irmãos, com detalhe que este caçula deve chegar com a assistência da direção elétrica.

 

Já homologado e com o passaporte carimbado, a Lifan aguarda apenas uma estabilização no cenário econômico, em especial a variação do dólar, que impedem a marca de cravar uma data para o desembarque. Todavia, os executivos ouvidos por CARPLACE garantem que será ainda este ano. Em relação ao preço, estima-se valores iniciais na casa dos R$ 50 mil. A expectativa, mesmo neste cenário automotivo complicado, é a ousada ambição de emplacar cerca de 500 unidades por mês do seu novo jipinho. Resta agora saber como é o comportamento dinâmico do modelo. (Carplace/Fábio Trindade)