UOL Carros/Agência AFP
Na última sexta-feira (22,) o ministro alemão confirmou que haverá recall de cerca de 630.000 veículos dos fabricantes alemães – Volkswagen, Audi, Mercedes, Opel e Porsche – devido a irregularidades em seus níveis de emissão de gases poluentes. A fabricante de autopeças Bosch é responsável pelo sistema fraudulento.
A BMW, que começou a investir em tecnologias de economia de combustível mais cedo do que as rivais, inicialmente não está afetada pelo recall.
A decisão sobre um eventual recall de marcas estrangeiras deverá ser tomada pelos países em que os modelos sob suspeita apresentaram seu pedido de autorização para a União Europeia, acrescentou.
Nos veículos implicados, o sistema de filtragem de emissões poluentes é automaticamente desativado quando a temperatura exterior cai a certo patamar.
Entretanto, segundo as normas europeias, a convocação de recall só é autorizada se permitir evitar um acidente ou dano ao motor – algo ainda incerto para caso de fraudes de níveis de emissão de poluentes.
Também não estão definidas multas específicas ou restituições a consumidores para todas as marcas afetadas. Cada caso será analisado pelas justiças locais.
O governo alemão havia ordenado a realização de testes em vários veículos de diferentes marcas, mas descobriu que apenas a Volkswagen tinha instalado o software manipulador. O escândalo apelidado de “Dieselgate” causou a renúncia do então presidente do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn. (UOL Carros/Agência AFP)