Mercedes perto de recuperar a liderança no segmento de luxo

The Wall Street Journal

 

A alemã Mercedes­Benz, da Daimler AG, que já foi relegada ao segundo plano como uma marca para homens mais velhos, está prestes a recuperar a liderança no setor de carros de luxo neste ano, depois de passar uma década atrás de suas compatriotas BMW AG e Audi AG.

 

A Mercedes começou há três anos uma ruidosa recuperação nas vendas globais com o relançamento do modelo SClass, uma abreviação de “Sonderklasse”, ou um carro que está numa classe exclusiva. A empresa também reformulou o design de toda a sua frota e investiu pesado para alcançar a Audi e a BMW na China, o maior mercado automotivo do mundo em vendas.

 

Nos primeiros três meses do ano, os esforços da Daimler deram resultado no mundo todo. A Mercedes­Benz superou a BMW ao vender 483.487 veículos da marca que leva seu nome, um crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2015 e o dobro do registrado pela concorrente. Isso coloca a Mercedes­Benz na liderança da corrida das vendas de carros de luxo no ano.

 

“A Mercedes­Benz registrou a maior venda em unidades da história da empresa num mês de março. E continuamos nessa rota”, disse Ola Källenius, o membro do conselho da Daimler que é responsável pela MercedesBenz Cars, a unidade de carros da montadora, num comunicado.

 

A BMW, cujo novo sedã, o 7­Series, não conseguiu abalar significativamente as vendas do líder S­Class, vendeu 478.743 unidades da sua marca no primeiro trimestre, uma alta de 6% em relação a um ano atrás. A BMW também alcançou seu melhor desempenho em vendas num mês de março.

 

“Estou confiante de que veremos essa tendência positiva continuar ao longo do ano”, disse Ian Robertson, executivo da BMW responsável pelas vendas globais.

 

A Audi, a fabricante de carros de luxo do grupo Volkswagen AG, o qual está às voltas com um escândalo em testes de emissão de poluentes, vendeu 455.750 carros de janeiro a março, 4% ao mais que no primeiro trimestre de 2015.

 

A China, há muito uma área em branco no mapa de vendas da Mercedes­Benz, tornou­se o principal motor de crescimento da empresa. A Mercedes­Benz dobrou o número de concessionárias no país nos últimos dois anos e suas vendas lá cresceram mais de 36% no primeiro trimestre, para 106.641 veículos.

 

A Audi há tempos lidera o mercado de carros de luxo da China e a BMW foi a primeira a apostar pesado no país, com o objetivo de alcançar a rival. Mas o crescimento da Audi na China desacelerou para menos de 5%, metade do atingido pela BMW.

 

Nos Estados Unidos, outro grande mercado para as três marcas alemãs de carros de luxo, a Mercedes­Benz e a BMW estão sendo superadas pela Audi, que parece não estar sofrendo os efeitos do escândalo envolvendo os carros a diesel da Volkswagen. A Audi divulgou um crescimento de quase 5% nas vendas nos EUA, ante uma queda de 10% da BMW e de 3% da Mercedes­Benz.

 

“O crescimento durante os três primeiros meses foi liderado, principalmente, pela forte demanda na Europa e nos Estados Unidos”, afirmou a Audi num comunicado. (The Wall Street Journal/William Boston)