O Estado de S. Paulo/Reuters
A montadora Jaguar Land Rover criou uma empresa de tecnologia que pretende criar aplicativos para serviços relacionados à mobilidade urbana, como de carona. Chamado InMotion, o empreendimento começará a testar suas aplicações na América do Norte, Europa e Ásia a partir do próximo mês.
Trata-se da iniciativa mais recente da empresa, que pertence à indiana Tata Motors, para explorar a demanda por formas mais baratas e ecológicas de fazer viagens curtas. Os fabricantes de automóveis estão tentando atrair os consumidores mais jovens de grandes cidades que são menos propensos a comprar um carro e foram atraídos por novos serviços, como os serviços de compartilhamento de veículos clube Zipcar, da locadora Avis, e o serviço de carona paga do Uber.
“Com o desenvolvimento de novas aplicações e serviços sob demanda, a InMotion oferece uma oportunidade para fornecer experiências envolventes e de valor inestimável para clientes novos e existentes a nível mundial”, disse o diretor de estratégia, Adrian Hallmark.
Outras fabricantes de automóveis também buscam entrar no mercado de corridas mais curtas e rápidas, como a BMW, que opera o serviço de compartilhamento DriveNow em várias cidades, e a Toyota, que oferece a possibilidade de alugar carros de concessionários. (O Estado de S. Paulo/Reuters)