O Estado de S. Paulo
O carro elétrico, mesmo sem subsídios, terá preço igual ao de modelos com motores a combustão em seis anos. Essa é a principal conclusão de um estudo divulgado nesta semana pela Bloomberg.
O estudo aponta também que as baterias atuais já estão 35% mais baratas que as de gerações anteriores. Além disso, até 2020, a autonomia dos motores elétricos que equipam esse tipo de carro aumentará em até 20%.
Assim, de todos os problemas que dificultam a massificação do carro elétrico, a maioria será resolvida nos próximos anos, aponta a Bloomberg.
No entanto, o estudo aponta também que o desenvolvimento de uma boa rede mundial de reabastecimento levará mais tempo. Este será, em breve, o principal (e talvez o único) entrave ao carro elétrico.
Por fim, o estudo conclui que a próxima “crise do petróleo” deverá ser causada pelo carro a eletricidade.
Como é hoje
As baterias dos carros elétricos podem ser reabastecidas em tomadas convencionais. Novos edifícios já vêm sendo erguidos com a instalação de tomadas nas vagas de garagem.
Nesse caso, a recarga é lenta. A ideia é que o consumidor deixe seu carro recarregando durante a noite. Montadoras já vendem, porém, um dispositivo que acelera o processo.
É importante também a proliferação de estações de recarga rápida em postos nas cidades e nas rodovias. A Tesla, que só produz carros elétricos, tem algumas dessas estações atualmente – nos EUA e na Europa.
Quanto à autonomia, que nos primeiros elétricos não chegava a 100 km, hoje já atinge 300 km. O novo carro da Tesla, Model 3, promete rodar 350 km a cada recarga completa.
A Volkswagen, até o fim da década, promete lançar carros de suas marcas Porsche e Audi com autonomia ainda maior. Seus motores elétricos serão capazes de percorrer 500 km a cada recarga.
No Brasil
O Model 3 será vendido no Brasil. Por ora, seu preço aqui não está definido, mas, nos EUA, ele custará US$ 35 mil (equivalente a R$ 125 mil).
Tratase do mesmo valor cobrado nos EUA por um BMW Série 3. Com a diferença de que o Model 3 é um hatch, não um sedã, e entrega menos luxo que o carro alemão.
Ainda assim, ele já tem um preço bem mais competitivo que o dos primeiros elétricos.
No Brasil, um BMW i3, hatch compacto, 100% elétrico, sai por cerca de R$ 170 mil. É o mesmo valor do novo Audi A4, que começa em R$ 172.990. (O Estado de S. Paulo/Rafaela Borges)