Carplace
Mudanças importantes aconteceram em março nas vendas no varejo, aquelas em que são consideradas as aquisições pelo consumidor comum na loja. Neste cenário, um SUV e duas picapes de valores relativamente elevados foram os grandes destaques do mês.
Com 5.819 emplacamentos, o Honda HR-V repetiu a terceira posição já conquistada em fevereiro e novamente deixou para trás o Ford Ka (5.627). Nas duas primeiras posições entre os automóveis, nenhuma surpresa: Chevrolet Onix (9.421) e Hyundai HB20 (8.099).
Já entre os veículos comerciais, a Toyota Hilux (3.081) chegou ao quarto mês consecutivo como líder de vendas. Mas desta vez não foi tão fácil: mostrando grande força, a novata Fiat Toro abriu quase mil unidades de vantagem sobre a Fiat Strada (2.807 x 1.879) e assumiu a segunda colocação.
Sexto no mês anterior, o Toyota Corolla (4.752) subiu uma posição e manteve o posto de sedã número 1 na preferência dos consumidores. Com o Fox / Crossfox (4.468), com o Gol (3.506) e com o up! (3.282), a VW foi a única montadora a emplacar três modelos no top 10.
Renault Clio (1.731) no top 20, Toyota Hilux SW4 (1.199), à frente do Chevrolet Classic (1.008), Peugeot 2008 vencendo o Renault Duster por apenas uma unidade (799 x 798) e Audi emplacando dois modelos no top 50 – A3 Sedan (615) e Q3 (444) – também foram destaques.
Com 659 unidades, exatas 200 unidades a menos do que a Renault Duster Oroch (859), quinta colocada, a Mitsubishi L200 assegurou a vice-liderança entre as picapes maiores pelo segundo mês seguido. Em queda livre, a Chevrolet Montana emplacou apenas 128 unidades e ficou fora do top 10.
As vendas para PF representaram 70,48% do total comercializado no mês passado (173.275). Com 15,40% de participação, a Chevrolet manteve a liderança entre as montadoras. A surpresa (negativa) ficou com a Fiat (11,11%), ultrapassada por VW (12,37%) e Toyota (11,34%). A Hyundai foi a quinta, com 10,83%. (Carplace/Thiago Parísio)