Leilão on-line de caminhão se torna alternativa para renovar frota

O Carreteiro

 

Dados da Superbid, plataforma virtual que realiza leilões, mostram crescimento no mercado de leilões de caminhões on-line, por conta do atual momento econômico do País. Em 2015, a empresa realizou 409 leilões on-line e vendeu 2.471 unidades – número 20% maior do que o de 2014, quando promoveu 343 leilões e vendeu 1.988 veículos.

 

“Neste ano, o mercado de leilão de caminhões continuará em alta, seguindo a tendência 2015”, afirma Pedro Suplicy Barreto, diretor comercial da Superbid. “Os preços seguirão baixos, com descontos sobre o valor de tabela chegando a 60% dependendo do modelo e do ano”, completa.

 

Os veículos mais procurados nos leilões da empresa são caminhões com carroceria de madeira, betoneira, baú e basculantes, além de diversos tipos de carretas com variados anos de fabricação. Um levantamento da Superbid mostra que os motoristas e transportadoras são os principais arrematantes de caminhões em leilões.

 

Para as empresas que vendem os produtos no site, a margem de negócio também é bastante favorável. “A valorização dos produtos em relação aos lances iniciais dos leilões depende muito do modelo, mas os cavalos mecânicos chegam a subir 15% e os trucados e VUCs, 20%”, explica o executivo. As empresas que mais vendem caminhões por meio de leilões on-line são construtoras, empresas de bioenergia, mineradoras, transportadoras, distribuidoras e papeleiras, entre outras. (O Carreteiro)