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A divisão de caminhões da Volkswagen anunciou ontem, segunda-feira (4), que gastará cerca de meio bilhão de euros até o fim da década para aprimorar recursos digitais de veículos para o transporte de bens pesados, conforme as fabricantes do segmento aumentam o foco em automação de transporte rodoviário de mercadorias.
A rival alemã Daimler tem estado na primeira linha das fabricantes que têm proposto caminhões sem motoristas, citando melhoras na segurança para os motoristas e eficiência de uso de combustível, enquanto preveem que a tecnologia vai superar obstáculos jurídicos no transporte de carga rodoviário.
A Volkswagen (VW), que começou a fortalecer suas operações com caminhões antes do escândalo de emissão de poluentes em setembro do ano passado, está investindo em digitalização e novas tecnologias de mobilidade como parte de esforços para se reposicionar e superar o escândalo ambiental.
O grupo Truck & Bus da VW disse que gastará “uma quantidade de milhões de euros de em média três dígitos” nos próximos cinco anos em recursos digitais conforme busca melhorar a comunicação de sensores integrados com freios automáticos e outros sistemas.
A MAN, parte da divisão de caminhões da VW com a subsidiária sueca Scania, está usando um evento em Munique, na Alemanha, nesta segunda-feira, para exibir a viabilidade de um sistema no qual um veículo dirigido por uma pessoa é seguido em comboio por outros caminhões semiautomatizados. (Reuters/Andreas Cremer)