Hyundai HB20 chega à vice-liderança de vendas no País

DCI

 

A Hyundai está cada vez mais consolidando sua participação no mercado brasileiro ao colocar o HB20 na vice-liderança de vendas. A sul-coreana desbancou o Palio, da Fiat, e só está atrás do Ônix, da General Motors (GM).

 

O compacto da Hyundai, produzido em Piracicaba (SP), foi o segundo modelo mais vendido do Brasil tanto em março quanto no acumulado do ano, segundo dados divulgados na sexta-feira (1º) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

De janeiro a março, a GM emplacou 35,4 mil unidades do Ônix, seguida da Hyundai com o HB20 (27,3 mil) e da Fiat com o Palio (18,2 mil).

 

No entanto, a Fiat ainda figura na vice-liderança de participação de mercado em automóveis e comerciais leves. No acumulado do ano, a montadora obteve 14,7% de market share. A liderança ficou com a GM (15,5%). A Hyundai se mantém na quarta posição, com uma fatia de 9,9%.

 

Vendas totais

 

Os emplacamentos totais no mercado doméstico despencaram mais uma vez, de acordo com a Fenabrave. Em março, as vendas recuaram 23,5% na comparação anual, para 179,2 mil unidades. No acumulado do ano, o tombo foi ainda maior, de 28,6%, para 481,3 mil unidades, segundo a entidade.

 

A maior retração foi verificada no segmento de ônibus, cujos emplacamentos acumularam 3,3 mil unidades no primeiro trimestre, queda de 47,6% em relação a igual período do ano passado.

 

Em caminhões, a indústria reportou declínio de 32,8% na mesma base de comparação, para 12,9 mil unidades, informa a entidade.

 

Já em leves, a retração também foi forte em veículos comerciais. Segundo balanço da Fenabrave, as vendas do segmento nos três primeiros meses do ano tiveram contração de 38,3% na comparação com o mesmo período de 2015. (DCI/Juliana Estigarríbia)