Picapes perderam mercado em 2015

Jornal do Carro

 

O ano de 2015 foi ruim para o mercado automotivo nacional. No período, os emplacamentos recuaram 25,5%. Mas especificamente no segmento de picapes, o balanço do ano passado é ainda mais crítico. De janeiro a dezembro, 299.872 unidades foram vendidas, baixa de 32,5% se comparado ao ano de 2014, com 444.460 unidades emplacadas. Os dados são oriundos de um estudo da consultoria automotiva a Jato Dynamics.

 

O líder do nicho é a Fiat Strada, com 25,28% de participação no mercado. Com crescimento de 3 pontos percentuais, a Volkswagen Saveiro aparece na segunda colocação ocupando 20,67% do mercado. Já classificada como picape média, a Toyota Hilux finaliza o pódio com 18% de participação.

 

Nichos. Um total de 12.284 unidades foram emplacadas em janeiro contra 10.496 unidades em dezembro do mesmo ano, o mercado das picapes médias sofreu retração de 14,56% em 2015. O único modelo que apresentou números positivos neste período foi a Nissan Frontier, que embora com pouco volume de vendas, obteve um crescimento expressivo de quase 21%.

 

Seguindo a tendência geral do mercado, as picapes pequenas também obtiveram resultados negativos. Diante de 20.007 emplacamentos em janeiro contra 12.468 em dezembro, o mercado reduziu cerca de 37,7% neste período apurado. Na contramão do mercado, a recém lançada Duster Oroch finalizou o ano de 2015 com um total de 3.273 unidades emplacadas, mostrando crescimento desde o início das vendas do modelo. (Jornal do Carro)