Auto Estrada
Por meio do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), o Ministério da Justiça abriu processo administrativo contra a Volkswagen do Brasil, que pode ter de pagar uma multa de R$ 8,5 milhões. O processo é motivado pela instalação de um software que frauda testes de emissões de poluentes em motores a diesel – no caso do Brasil, a irregularidade afetou cerca de 17 mil unidades da picape Amarok, que deverão passar por um recall em 2016 para corrigir o problema.
Estima-se que a fraude afetou ao todo aproximadamente 11 milhões de veículos em diferentes mercados, não só da Volks, mas de outras marcas do conglomerado automotivo, como a Audi. A Volkswagen já foi multada pelo Ibama e pelo Procon em valores que, somados, chegam a R$ 58,3 milhões.
O processo administrativo aberto pelo DPDC pede à montadora esclarecimentos e detalhes sobre a realização do recall. A VW, que ainda não se pronunciou sobre a notificação, tem dez dias para responder às solicitações. (Auto Estrada/Alessandro Reis)