Argentina já recebe novas placas do Mercosul. Brasil fica para 2017

Car and Driver Brasil

 

A Acara (Associação dos Concessionários Automotivos da Argentina) anuncia que recebeu o primeiro lote das novas placas padronizadas no Mercosul. A nova medida, obrigatória para todos os carros 0 km, passa a valer no país vizinho a partir de abril.

 

No Brasil o sistema vai demorar um pouco mais para estrear: antes previsto para o início de 2016, a adoção foi adiada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em função de “ajustes técnicos” – ou seja, a conclusão do sistema de informática necessário e a verificação de questões de segurança na fabricação das placas. Agora, elas só serão obrigatórias a partir do dia 1º de 2017. Para veículos usados, a mudança é opcional.

 

Mudanças

 

Esqueça as três letras e quatro números do modelo atual: agora serão quatro letras e três números, embaralhadas. Uma das placa é “AA 000 AA”, enquanto a segunda é “AA 000 AB”, e assim por diante. O formato permite mais de 450 milhões de combinações.

 

A cor do fundo será sempre branca e só as cores das fontes vão variar. Para veículos de passeio, cor preta; para veículos comerciais, vermelha; carros oficiais, azul; em teste, verde; diplomáticos, dourado; e de colecionadores, prateado. As medidas serão as mesmas já utilizadas pelos brasileiros – 40 cm de comprimento por 13 cm de largura.

 

O nome do país estará na parte superior, sobre uma barra azul, enquanto a identificação de cidade e do Estado estará na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões. Marcas d’água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações

 

No Brasil, a placa terá ainda uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. (Car and Driver Brasil)