Veículos elétricos serão 35% das vendas até 2040, aponta pesquisa

A Tribuna

 

Uma pesquisa feita pela Bloomberg New Energy Finance mostra que a redução nos custos das baterias e, consequentemente, dos modelos elétricos deverá impulsionar as vendas de veículos elétricos. A expectativa é que, até 2040, sejam 41 milhões de unidades vendidas, o que equivale a 35% das vendas de veículos novos.

 

Se esse número se concretizar, será quase 90 vezes mais o volume comercializado em 2015, que teve 462 mil unidades vendidas – já considerado um avanço, com cerca de 60% a mais do que em 2014. A mudança significaria que um quarto dos carros em circulação em todo o mundo será de modelos elétricos até 2040.

 

O estudo aponta ainda que, até 2025, os veículos elétricos deverão ser mais baratos do que aqueles movidos a combustão convencionais, como gasolina ou diesel. “Esperamos que os valores gastos com as baterias fiquem bem abaixo de US$ 120 por kWh até 2030, caindo ainda mais com a entrada de novos produtos químicos”, afirma Colin McKerracher, analista líder de transporte avançado na Bloomberg New Energy Finance.

 

Hoje, esse segmento enfrenta a dificuldade de depender de incentivos governamentais, presentes por exemplo na China, na Holanda e na Noruega. (A Tribuna)