Mercedes-Benz deve apresentar protótipo de nova picape no segundo semestre

Car and Driver Brasil

 

Desde o ano passado, qualquer Viciado em Carro sabe que a Mercedes-Benz decidiu ousar e entrar apostando alto no segmento de picapes. Feita com base na nova Nissan Frontier, nova picape de luxo – que provavelmente vai receber o nome Classe X – será produzida a partir de 2018 na fábrica argentina de Santa Isabel, através de uma parceria firmada entre os alemães, a Nissan e a Renault – que também vai fazer no local a futura Alaskan.

 

Apesar da distância para o lançamento, não será preciso esperar muito para ter uma primeira visão sobre o modelo. De acordo com o site inglês Auto Express, a Mercedes irá levar uma versão conceitual do modelo ao Salão de Paris (França), marcado para acontecer a partir do dia 1º de outubro.

 

Apesar do design futurista típico dos protótipos, o conceito dará uma boa ideia em relação ao design e o nível de luxo da futura picape. A versão de produção será revelada apenas em meados de 2017, enquanto o lançamento ficará para o fim do ano que vem. Além da Argentina, o modelo será produzido na Espanha.

 

Turbodiesel

 

A versão topo de linha terá motor V6 3.0 turbodiesel de 258 cv. A informação foi confirmada por Manuel Mantilla, chefe da divisão de vans da Mercedes Argentina e responsável local pelo projeto, aos nossos parceiros do site Argentina Autoblog.

 

O mesmo motor é usado em outros modelos da marca, como o GLE 350d e o Classe E 350d. Moderno, ele traz bloco de alumínio, quatro válvulas por cilindro, injeção direta Common Rail, turbo de geometria variável e intercooler. A potência máxima fica disponível a 3.400 rpm. Já os 63,2 mkgf de torque são liberados entre 1.600 e 2.400 rpm. Para ajudar nos números de consumo, a marca também estuda equipar o motor com o sistema Start-Stop.

 

Apesar de dividir plataforma com a Frontier e a Alaskan, a picape da Mercedes será a única das três com motor V6. Nessa configuração também terá tração integral com o sistema 4Matic e câmbio automático de nove marchas.

 

Todas as versões do modelo terão cabine dupla, mas algumas, mais baratas, vão oferecer tração simples, câmbio manual e o motor 2.3, quatro cilindros e biturbodiesel, de 190 cv e 45,9 mkgf da Frontier. (Car and Driver Brasil)