Fluxo de veículos pesados sobe 2,1% em fevereiro, aponta Índice ABCR

Frota & Cia

 

O índice ABCR de Atividade registrou em fevereiro um aumento de 1% na comparação com janeiro, considerando os ajustes sazonais. No período, o fluxo de veículos pesados subiu 2,1% e o movimento de leves 1,4%.

 

O índice que mede o fluxo de veículos nas estradas concedidas à iniciativa privada é produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada. Na comparação de fevereiro/16 com fevereiro/15, o crescimento foi de 1,5% no Índice geral, de 1,2% no fluxo de pesados e de 1,6% no de leves.

 

“Os dados de fevereiro nos mostram uma certa acomodação, em linha com outros indicadores, como o de confiança, que registrou estabilidade em fevereiro (após sequência negativa de retração). É importante considerar, no entanto, que na avaliação de fevereiro/16 contra fevereiro/15, temos o efeito da greve dos caminhoneiros no ano passado, analisa Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria.

 

Na análise dos últimos doze meses, houve queda de 1,9% no movimento geral, redução de 5,1% no fluxo de pesados e de 0,9% no de leves. No acumulado do ano (jan-fev/16 sobre jan-fev/15), foi registrada queda de 2,1% no Índice Geral, de 4,6% no de pesados e de 1,4% no movimento de veículos leves. “A avaliação dos últimos doze meses é especialmente importante porque nos mostra a tendência das séries, permitindo, inclusive, registrar que o Índice ABCR está em linha com outros indicadores, como renda, PIB e produção industrial”, conclui Bacciotti. (Frota & Cia)