Scania comemora 125 anos de história em 2016

Frota & Cia

 

Em 2016, a Scania completa 125 anos da sua inauguração na cidade de Södertalje, na Suécia. A trajetória da empresa teve início em 1891, quando, sob o nome de VABIS, produzia carroças, vagões e bondes puxados a cavalo.

 

De lá para cá, a Scania acompanhou as transformações do mundo, trabalhando para posicionar a marca globalmente. “Ao longo deste período, sempre apresentamos ao mercado veículos inovadores que ofereciam melhorias para a operação dos clientes, característica até hoje preservada”, conta Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

 

Ainda nas primeiras décadas de existência, a empresa se destacou no desenvolvimento e produção de motores para veículos pesados, que tinham um consumo baixo de combustível. Com o período pós-guerra, aumentaram as demandas por caminhões pesados para transporte de cargas e veio então o modelo Scania-Vabis L51, considerado o caminhão que proporcionou o primeiro grande salto da fabricante no mercado Europeu.

 

A popularização da marca, ocorrida na metade do século passado, aumentou os pedidos e veio o segundo grande momento da história da empresa. O processo de industrialização acentuado em algumas economias emergentes fez com que a Scania cruzasse o Atlântico para inaugurar, em 1962, sua primeira planta fora da Suécia, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo.

 

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Com 44,4 mil colaboradores, a empresa está presente hoje em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. (Frota & Cia)