Maior parte das empresas de transporte urbano foi afetada por fraudes

Frota & Cia

 

De acordo com a edição 2015 do Global Fraud Report, da Kroll, empresa que atua com soluções de risco, 75% das empresas do setor de transportes, lazer e turismo foram vítimas de algum tipo de fraude em 2014.

 

Os resultados mostram que fraudes relacionadas a fornecedores ou compras foram as mais comuns nesse setor, do qual 20% das empresas foram vítimas. Em seguida, vêm os casos de roubo de ativos físicos (15%) e de corrupção e suborno (15%) – que foi a terceira maior taxa em todos os setores.

 

Os números são parte de uma pesquisa global que a Kroll pediu à Economist Intelligence Unit sobre a fraude e seus efeitos nos negócios. Um total de 768 executivos de nível sênior participou da pesquisa, de diversas indústrias, incluindo Serviços Financeiros, Serviços Profissionais, Varejo e Atacado, Tecnologia, Mídia e Telecomunicações, Saúde e Farmacêuticos, Transportes, Lazer e Turismo, Bens de Consumo, Construção, Engenharia e Infraestrutura, Recursos Naturais e Manufatura.

 

O Report aponta também menor incidência de falhas de compliance, que afetou apenas 7% das empresas em 2014. Além disso, o documento mostra que a três quartos das empresas que responderam à pesquisa estão mais expostas às fraudes, tendo a alta rotatividade de pessoal (32%), a entrada em mercados novos e de risco (15%) e a complexidade dos produtos e serviços vendidos como os principais fatores.

 

Apesar de três quartos das empresas do setor terem sido afetadas por fraudes, as conclusões do relatório mostram que os executivos de Transporte, Lazer e Turismo são menos propensos do que seus pares em outros setores a planejarem o investimento em estratégias antifraude, como checar antecedentes de seus contratados e fornecer auditória jurídica. (Frota & Cia)