Volkswagen amplia exportações do up!

DCI

 

A Volkswagen está ampliando os destinos de exportação do compacto up!, produzido em Taubaté, São Paulo. Além de Argentina, México, Uruguai e Peru, a montadora conquistou os mercados do Paraguai, Costa Rica e Curaçao.

 

O modelo atingiu a marca de 150 mil unidades produzidas desde o seu lançamento, em 2014. Desse total, mais de 24 mil já foram vendidas ao exterior, informa a empresa.

 

Ainda de acordo com a montadora, as primeiras unidades do up! já foram enviadas ao Paraguai. Nas próximas semanas, os embarques do modelo devem chegar a Costa Rica e a Curaçao.

 

O modelo veio para ser o carro mais barato da marca no País. Em todas as versões, a proposta do up! é entregar um bom desempenho de economia de combustível.

 

A unidade de Taubaté produz as versões do up!, que incluem o cross up e o 1.0 turbo, além do Novo Voyage e do Gol – que também é fabricado na planta de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

 

Inaugurada há 40 anos, a fábrica de Taubaté emprega cerca de 4 mil funcionários e recebeu, recentemente, um investimento de R$ 1,2 bilhão para a produção do up!.

 

Aposta

 

Diante do arrefecimento do mercado doméstico, a Volkswagen passou a intensificar as exportações, o que de acordo com a empresa garante competitividade “mesmo em momentos desafiadores”.

 

A companhia explica que o incremento de portfólio contribui para elevar as exportações, já que a valorização do dólar em si, muitas vezes, não é capaz de ampliar as vendas no mercado externo.

 

Em 2015, a Volks foi a montadora que mais exportou veículos de passeio no País, respondendo por cerca de 30% do total de embarques do Brasil.

 

No período, a empresa registrou aumento de 35% das exportações em relação ao ano anterior, totalizando 124.959 unidades vendidas a 16 países.

 

No acumulado do ano, a Volkswagen também foi a montadora que mais exportou em valores. Em 2015, as vendas ao exterior somaram US$ 1,2 bilhão, crescimento de 12,2% na comparação com 2014.

 

O modelo mais exportado da marca, no ano passado, foi o Gol, com 54.834 unidades, seguido do Voyage (22.406), Saveiro (19.883) e up! (16.554). O principal mercado externo, informa a empresa, continua sendo a Argentina. (DCI/Juliana Estigarríbia)