Volvo S90 promete tecnologia de ponta com luxo “para presidentes”

UOL Carros

 

Enquanto os americanos contam com empurrão do presidente Barack Obama, mas ainda engatinham no desenvolvimento de carros autônomos, Volvo e Mercedes-Benz travam uma briga interessante no Salão de Detroit 2016: as europeias concorrem para definir quem coloca o primeiro carro a se movimentar sem intervenção do motorista à venda nas ruas e estradas dos EUA. Se a Mercedes já tem autorização para testar o novo Classe E em Nevada, a Volvo mostra um carro pronto, o S90.

 

Como a Mercedes, a Volvo também aposta suas fichas no luxo extremos a bordo do carro. Executivos da marca chegam a dizer que o S90 é destinado ao “transporte de presidentes”. A estratégia é simples de explicar: as novas tecnologias ainda são muito caras, então o luxo serve de chamariz aos endinheirados, únicos com cacife para pagar por carros autônomos neste momento. Ou semi-autônomos.

 

No caso do S90, o sistema adaptativo do sedã manterá o carro dentro da faixa, sem que o motorista se preocupe demais, em velocidades de até 130 km/h. Claro, como em modelos da Audi e da própria Mercedes, alertas devem ser exibidos na tela o tempo todo avisando que a responsabilidade é do condutor e que ele deve tomar o controle da direção.

 

Além disso, o carro também enxerga outros carros, pedestres, ciclistas e até animais de médio e grande porte. Sensores e radares são os responsáveis por isso e prometem evitar colisões e atropelamentos — ou reduzir os danos, caso seja o impacto seja inevitável.

 

No interior da cabine, alta tecnologia de comunicação, com integração total com celulares e comandos apenas na tela touch screen, em poucas teclas no volante ou por voz. Os materiais de revestimento são de alto padrão, com couro fino, madeira de lei, metal texturizado e até cristal sueco na manopla de câmbio, algo já visto no SUV XC90, que já é vendido no Brasil e serve de base ao sedã.

 

Caro quanto?

 

Embora comece a ser vendido este ano nos EUA, ainda não há preço oficial para o S90. Há valor estimado, porém, e é alto para os padrões locais: cerca de US$ 50 mil (algo em torno de R$ 200 mil direitos), acima dos US$ 40 mil pedidos pelo SUV.

 

No Brasil, o XC90 parte de R$ 320 mil, o que nos leva a crer que o sedã, quando chegar, não deva custar menos de R$ 350 mil — o carro é global, deve ser visto em breve por aqui, mas ainda não há data oficial de chegada. (UOL Carros/André Deliberato)