UOL Carros
Não há nada muito impactante para o Brasil no estande da Chrysler no Salão de Detroit 2016. Na verdade, a novidade mais importante do grupo americano em relação ao nosso país surgirá apenas em dois meses, também nos Estados Unidos: em março, o Salão de Nova York verá o substituto de Compass e Patriot, um SUV médio posicionado entre o Renegade e o Cherokee.
UOL Carros já pode cravar que o modelo (ainda sem nome divulgado) vai ser o terceiro produto fabricado pela FCA em Goiana (PE), com lançamento programado para o primeiro trimestre de 2017. Antes, haverá apresentação oficial no Salão de São Paulo 2016. Componentes da plataforma serão compartilhados com o Renegade (primeiro produto pernambucano) e com a Fiat Toro (próximo lançamento, que chega após o Carnaval).
Neste aspecto, aliás, fontes ligadas à fábrica afirmam que o novo utilitário terá muito mais a ver com a picape, em dimensões e até visual (faróis afilados e traços agressivos, inspirados no Cherokee), do que com o Renegade.
Nada de E-torq
Assim como seus futuros irmãos, o substituto do Compass contará com versões de tração dianteira ou integral, além de motor 2.0 MultiJet turbodiesel de 170 cv e transmissão automática de nove velocidades da ZF para as versões de topo. A opção 1.8 Etorq, porém, está descartada.
Em seu lugar o grupo FCA deve equipar versões de entrada com um motor 2.0 aspirado flex, com bloco de alumínio e potência próxima a 160 cv. Ele provavelmente virá acoplado a câmbio automático de seis marchas.
Renegade celebra 1º jipe
Antes do novo Jeep nacional, a marca começará a produzir em Goiana, entre abril e maio, uma série especial do Renegade em homenagem ao aniversário de 75 anos de criação do Willys, seu primeiro modelo.
Presente em Detroit, o Renegade 75th Anniversary Edition terá mudanças mínimas em visual: novo desenho para rodas de liga leve, novo arranjo de para-choque dianteiro e acabamento interior especial. Ele será produzido nas versões flex e diesel, e lançado em junho.
Nova família
Já a Chrysler prepara para o mercado brasileiro, entre segundo e terceiro trimestres de 2017, a chegada da Pacifica, van de oito lugares lançada em Detroit para matar Town & Country e Dodge Gran Caravan (estas com capacidade para sete passageiros). Grande estrela do grupo na mostra, a Pacifica desembarcará no Brasil com motor V6 3.6 a gasolina, de 291 cv. Há chances de a novíssima versão híbrida de recarga externa também ser vendida. (UOL Carros/Leonardo Felix)