UOL Carros
Levantamento feito pelo Procon-SP, revelado nesta segunda-feira (14), aponta que entre janeiro e novembro deste ano foram realizadas 106 campanhas de recalls de veículos, atingindo um total de 2.783.979 automóveis. No mesmo período do ano passado, foram 83 campanhas, que envolveram 963.802 veículos – praticamente o triplo no número de carros
Segundo a pesquisa, falhas nos sistemas de airbag foram as que mais apresentaram problemas, com 20 campanhas e 1.363.718 veículos afetados. Muitos desses problemas estavam relacionados à fornecedora japonesa Takata, um grande fornecedor mundial de airbags, que abasteceu diversas montadoras em vários países – suas bolsas apresentaram falhas no dispositivo de disparo que, quando acionado, liberava fragmentos contra os ocupantes.
Ainda de acordo com o relatório, as montadoras que mais realizaram chamados foram Mercedes-Benz, com nove, Volkswagen, com oito, e Jeep e Land Rover, com seis cada. De 2002 até novembro de 2015 foram registradas 927 campanhas de recall no Brasil. A Chevrolet é a marca que lidera o ranking, com 57 chamamentos. (UOL Carros)