Dieselgate é chance para VW reavaliar gestão interna, dizem analistas

Carplace

 

Apesar das consequências negativas trazidas à reputação e aos números comerciais da Volkswagen, o escândalo do ‘dieselgate’ poderá também ser usado do forma benéfica pela marca. Conforme apontam analistas de mercado europeus, o caso abre uma janela de oportunidades para os dirigentes alemães realizarem uma bem-vinda reformulação na gestão interna do grupo. Há espaço, por exemplo, para mudanças no posicionamento de algumas divisões e criação de uma nova cultura corporativa.

 

De acordo com especialistas, o momento é oportuno para rever o gigantesco portfólio formado por 12 marcas e aproximadamente 300 modelos, além de reconsiderar os planos de investimento multi-anuais que preveem a injeção de  bilhões de euros. Além disso, outro ponto crítico diz respeito às margens de lucro, consideradas inferiores aos ganhos das principais concorrentes. São questões que já vinham sendo alertadas junto à Volks há anos e que têm efeito direto a curto prazo. (Carplace/Dyogo Fagundes)