Plano de Mobilidade de São Paulo será lançado em 10 de dezembro

Portal ANTP, MOVA-SE/Blog Ponto de Ônibus

 

Exigência prevista na lei 12.587/12, o Plano de Mobilidade de São Paulo vai ser apresentado oficialmente no próximo dia 10 de dezembro. Não se trata do PlanMob2015, que já foi lançado, mas do planejamento para os próximos 15 anos.

 

De acordo com lei, todas as cidades com 20 mil habitantes ou mais deveriam ter seus planos já prontos em abril deste ano. Outros municípios sequer apresentaram o início das propostas e já há movimentações para que os atrasos sejam “perdoados”, o Projeto de Lei 7898/14 quer prorrogar este prazo para abril de 2018.

 

No 1° Congresso de Sustentabilidade no Transporte Rodoviário realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro Cultural Wurth, em Cotia, o assessor especial da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, Josias Lech, disse que boa parte do Plano de Mobilidade da cidade já está em execução, como a criação das ciclovias, reformas de calçadas e a ampliação de espaços para os ônibus, em especial das faixas à direita.

 

Ele disse que além da valorização do pedestre e da prioridade ao transporte coletivo, ônibus no caso da prefeitura, já levando em conta as expectativas da ampliação da oferta de transportes por trilhos que são de responsabilidade do estado, os cuidados foram em relação aos transportes de cargas, que fazem parte da mobilidade urbana. (Portal ANTP, MOVA-SE/Blog Ponto de Ônibus)