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Três semanas após apresentar novo facelift do 308 argentino, a Peugeot lançou oficialmente no Brasil o 408 2016, com nova reestilização. O sedã, também fabricado em El Palomar (Argentina), foi mostrado pela primeira vez no Salão de Buenos Aires, em junho, e recebeu alterações praticamente idênticas àquelas do hatchback.
São apenas duas versões, ambas com câmbio automático, para seguir nova estratégia da marca: enxugar a gama e oferecer produtos mais equipados, confortáveis e… rentáveis. Mais: com estímulo para proprietários de outros modelos Peugeot, a empresa promete bônus de R$ 5.000 na troca por um usado da marca, mas que pode ser usado apenas para adquirir produtos e acessórios nas concessionárias. Confira preços e detalhes:
Motor 2.0 aspirado bicombustível de 151 cv de potência e 22 kgfm de torque (etanol); transmissão automática de seis velocidades; airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade; sensor de estacionamento traseiro; faróis e limpador de para-brisa com acionamento automático; faróis de neblina; luz diurna em LED; lanternas traseiras com assinatura em LED; rodas de liga leve aro 17; alarme; chave canivete; ar-condicionado automático de duas zonas; volante multifuncional revestido em couro; controle de cruzeiro; retrovisor interno anti-ofuscante; bancos revestidos parcialmente em couro; sistema multimídia com tela tátil de 7 polegadas e espelhamento de celular; e gancho para cadeirinhas infantis no assento traseiro.
Acrescenta à lista da versão anterior: motor 1.6 turboflex de 173 cv e 24,5 kgfm (etanol); rodas com acabamento diamantado em dois tons; teto solar; central com navegador GPS e câmera de ré; sensor de estacionamento dianteiro; retrovisores externos com rebatimento elétrico; e bancos revestidos totalmente em couro.
Garantia será de três anos e executivos da marca evitam fazer prognósticos de vendas. Em 2015, a fabricante conseguiu emplacar, em média, somente 120 unidades do três-volumes ao mês, segundo a Fenabrave (associação dos lojistas). Vale ressaltar, porém, que o ritmo de vendas cresceu nos últimos meses, chegando ao pico de 227 exemplares em outubro.
E mudou?
Em relação ao antigo 408, o facelift trouxe a dianteira do novo 308 local, mais “chapada” e com grade maior, inspirada em modelos europeus da Peugeot (incluindo o 308 francês). Faróis invadindo o capô e com base levemente seccionada também tiveram como fonte veículos vendidos no Velho Continente, assim como a nova disposição dos elementos internos nas lanternas traseiras – o filete em LED forma a chamada “pata de leão”, presente também em 208 e 2008.
Mudanças em materiais como espumas dos bancos e borracha de vedação das portas prometem aumentar conforto e isolamento acústico. Embora o cromado siga aparecendo de forma exagerada por fora (uma característica do grupo PSA), no acabamento interno a aposta maior é no preto piano, especialmente na faixa central do painel.
Para a versão Griffe THP, a transmissão EAT6 teve a relação alongada em 11%, além de ganhar novo conversor de torque, um auxílio chamado redutor de tração (que diminui as vibrações quando o veículo se encontra parado) e um modo de pilotagem “Eco”, que reduz o consumo em até 7,5%. Suspensões tiveram amortecedores e articulações retrabalhados para ficar mais macias, tal qual o 308.
O 408 de topo também contará com a versão completa da central multimídia, munida de 16GB de espaço para armazenar músicas e fotos, espelhamento de celulares via cabo HDMI (sistema MirrorLink para aparelhos Android; CarPlay para os da Apple) e um aplicativo chamado Link My Peugeot, que permite, via celular, acesso a dados do computador de bordo a contato rápido com assistência técnica, concessionárias e até seguradora em caso de emergência. (UOL Carros/Leonardo Felix)