Tribuna do Norte
A Kia Motors anunciou hoje um investimento significativo para o desenvolvimento de novas tecnologias de condução autônoma que serão introduzidas parcialmente pela marca em sua gama de modelos em 2020. O objetivo da Kia é colocar no mercado seu primeiro carro totalmente autônomo em 2030.
A fase inicial de investimento de Kia – totalizando US$ 2 bilhões em 2018 – prevê o desenvolvimento do novo Sistema Avançado de Assistência ao Motorista, além de empregar um maior número de engenheiros. Este processo vai introduzir a próxima geração de veículos inteligentes da Kia nos próximos anos.
SegundoTae-Won Lim, vice-presidente da Central de Pesquisa Avançada e do Instituto de Engenharia de Hyundai Motor Group, “os veículos totalmente autônomos ainda estão um pouco distante, portanto vamos iniciar uma grande quantidade de pesquisas e testes rigorosos de produtos para fazer desta tecnologia uma realidade. A Kia ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento de suas próprias tecnologias, mas estamos confiantes de que as últimas inovações – parcial e totalmente autônomas – tornarão a condução ainda mais segura para todos”, diz.
Sistema Avançado de Assistência ao Motorista
Com ADAS ainda em estágio inicial, a Kia – como parte da Hyundai Motor Group – prevê um trabalho bastante estreito com os fornecedores e empresas afiliadas para desenvolver uma gama de tecnologias em três categorias distintas para permitir que um veículo tenha condução autônoma:
– Reconhecimento: o desenvolvimento de novos sensores para detectar outros veículos e perigos, leitura da estrada a frente e identificação das más condições de condução
– Julgamento: sistemas de computação avançados que permitem o veículo tomar decisões com base na informação recolhida por sensores ADAS
– Controle: sistemas eletrônicos e mecânicos ativos, permitindo que o veículo execute as decisões tomadas pela tecnologia autônoma em qualquer situação
Introdução de tecnologias de condução parcialmente autônomas em 2020
Kia planeja introduzir uma gama de tecnologias parciais ADAS nos próximos anos, com uma variedade de novas funções previstas para 2020. Umas das novas tecnologias em desenvolvimento é a Highway Driving Assist (HDA), que controla a direção, travagem e aceleração em autoestrada, combinado com a Lane Guidance System (LGS) e o Advanced Smart Cruise Control (ASCC). O HDA é projetado para manter automaticamente uma distância segura dos carros na frente, mantendo veículo em sua faixa de rodagem na estrada e aderindo aos limites de velocidade locais usando informações do sistema de navegação. O sistema também irá ajudar na ultrapassagem com segurança de outros carros da estrada.
O Jam Traffic Jam Assist (TJA), atualmente em desenvolvimento pela Kia, realiza o rastreamento do veículo da frente durante as condições de tráfego por meio de uma variedade de sensores e vai manter uma distância segura do carro na frente, além do veículo na pista. Com o TJA, os motoristas terão mais facilidade – e mais conforto – para navegar em engarrafamentos nas estradas frequentemente congestionadas.
Para tornar os veículos Kia entre os carros mais fáceis de estacionar, a empresa está desenvolvendo novas tecnologias para facilitar as manobras em baixas velocidades, como o Smart Parking Assist System (SPAS) que permite o veículo estacionar de forma independente em espaços paralelos ou perpendiculares. A Kia também irá introduzir o Remote Advanced Parking Assist System (RAPAS), sistema que estaciona o veículo quando o condutor pressiona o botão de chave inteligente.
Todas essas novas tecnologias irão juntar-se ao conjunto de sistemas já oferecidos pela Kia em seus mais recentes veículos de produção no mercado global, incluindo o Sorento e os novos Optima e Sportage. Estas tecnologias serão principalmente concebidas para tornar a condução mais segura e mais fácil aos clienets da Kia, identificando perigos na primeira oportunidade e permitindo que o motorista – ou o carro – tenham a reação apropriada. (Tribuna do Norte/Fernando Siqueira)