Teste de colisão dá nota máxima a mais 3 carros nacionais

O Estado de S. Paulo

 

A lista de modelos produzidos no Brasil com nota máxima em testes de colisão ganhou mais três integrantes. Resultados divulgados ontem pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP) mostram que os modelos Honda City, Fit e HR-V alcançaram cinco estrelas em relação à proteção do ocupante adulto. Os modelos juntam-se ao Ford EcoSport, Toyota Corolla, Volkswagen Up! E Jeep Renegade que já receberam a mesma pontuação.

 

O HR-V, utilitário-esportivo lançado neste ano, ainda conseguiu a máxima graduação para a proteção de crianças – também obtida pelo Renegade -, enquanto o Fit e o City conseguiram quatro estrelas no quesito.

 

Segundo a Latin NCAP, as estruturas dos veículos analisa- dos permitiram bons níveis de segurança, enquanto os cintos de segurança, os pretensores e  os airbags proporcionaram proteção adequada à cabeça, peito e pescoço dos passageiros da frente.

 

Todos os modelos da Honda são equipados com Isofíx, de fixação de cadeirinhas infantis, o que ajudou no bom resultado para a avaliação da segurança das crianças.

 

Outro modelo avaliado pelo órgão foi o Ford Ka-, que alcançou quatro estrelas para a segurança de ocupantes adultos e três estrelas para crianças.

 

A presidente do Latin NCAP, Maria Fernanda Rodríguez, elogiou as fabricantes que se esforçam por atingir boas qualificações para os ocupantes.

 

“Fico orgulhosa em saber que os modelos que acabaram de ser lançados no mercado contam com a máxima qualificação, e que os fabricantes assumem este compromisso de segurança com os consumidores”, disse Maria Fernanda, em nota. “Espero que este compromisso se estenda para o resto das marcas para podermos reduzir pela metade as mortes no trânsito”, completou ela.

 

Proteção

 

A Latin NCAP realiza a cada seis meses os chamados “crash test”, que avaliam a proteção dos ocupantes durante uma batida frontal e lateral.

 

Normalmente, a organização escolhe os modelos a serem testados, ou as próprias fabricantes enviam seus carros para passarem pela prova.

 

Os carros transportam bonecos que imitam pessoas (chamados de dummies) e é impactado frontalmente contra uma barreira deformável a 64 km por hora.

 

As avaliações nos bonecos são utilizadas para verificar a proteção proporcionada aos passageiros adultos que viajam na parte da frente do veículo, assim como as crianças transportadas em cadeirinhas próprias no banco traseiro. O mesmo teste é feito na Europa e nos Estados Unidos.

 

A pontuação dos carros brasileiros só começou a melhorar a partir de 2014, quando passou a ser obrigatória a instalação, em carros novos, de sistemas de airbag frontal e freios ABS.

 

Nesse último teste, os modelos que tiveram notas baixas foram o Chevrolet Aveo, fabricado no México, e o Volkswagen Vento, produzido na Índia. (O Estado de S. Paulo)