Toyota pode fazer C-HR e RAV4 no Brasil

Jornal do Carro

 

A Toyota está se preparando para produzir um utilitário-esportivo no País, de acordo com uma fonte ligada à marca. O modelo é a peça-chave para a expansão da linha oferecida no mercado nacional. São duas as opções consideradas: o RAV4, atualmente trazido do Japão, e o C-HR, que será revelado em março, durante o Salão de Genebra (Suíça).

 

A versão final ficará visualmente igual à conceitual, que estreou na mostra automotiva de Frankfurt (Alemanha), em setembro. No entanto, se decidir produzir o C-HR no Brasil, a Toyota fará mudanças no projeto. Isso porque o crossover tem coluna C rebaixada, que remete aos cupês e prejudica a capacidade do porta-malas.

 

“Para conseguir enfrentar a concorrência com igualdade, teríamos de alterar o projeto, para ampliar o porta-malas”, disse a fonte. Essa solução, porém, é possível e já passou por estudos de viabilidade.

 

Se for feito no País, o C-HR enfrentará Honda HR-V, Jeep Renegade, Renault Duster, Ford EcoSport e Peugeot 2008. Se fosse lançado hoje, a faixa de preço inicial ficaria, portanto, em torno dos R$ 70 mil, próxima à do Corolla.

 

Já o RAV4 ficaria acima do sedã médio. “Seria a alternativa para o proprietário do Corolla que quer continuar na marca”, analisa a fonte. O utilitário hoje parte de R$ 119.020 e é limitado pelo fato de ser trazido do Japão. A nacionalização teria o objetivo de aumentar seu volume. Entre os rivais, estão o Honda CR-V, que é mexicano, os nacionais Hyundai ix35 e BMW X1 e os alemães Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, que em breve também serão brasileiros.

 

Para 2016. Antes de bater o martelo sobre a nacionalização de seus crossovers, a Toyota investirá em um carro entre as linhas Etios e Corolla. Esse modelo, a ser lançado no ano que vem, deverá ser o Yaris, que é produzido no México e pode vir ao País sem recolher imposto de importação – apesar de ter cota limitada.

 

O lançamento do hatch compacto no Brasil é esperado para o ano que vem. (Jornal do Carro)