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A Venezuela pode ser considerada a prova mais recente de que um mercado que vai mal pode, de fato, piorar ainda mais. Conforme revelam os dados relacionados às vendas de setembro, o número de modelos novos emplacados no país despencou assustadores 68%, sendo formalmente comercializados apenas 620 veículos entre automóveis e comerciais leves. Os dados representam o pior resultado desde que a crise política e econômica que afeta o país ganhou força, há pelo menos dois anos.
No mês em questão, o desempenho do mercado foi tão baixo que apenas o Dodge Forza (versão local do nosso conhecido Fiat Siena) conseguiu superar a barreira das 100 unidades vendidas. O segundo lugar ficou com o Toyota SW4 (por lá batizado de Fortuner), seguido do Ford EcoSport em terceiro, Toyota Corolla em quarto e Ford Fiesta em quinto. Entre os comerciais leves, destaque para Iveco Daily, Mitsubishi Canter e a picape Silverado, que chegou a liderar as vendas totais há alguns meses.
Tempos áureos
Apesar de viver um verdadeiro colapso hoje, o mercado de carros da Venezuela já foi próspero num passado recente. Com um dos preços mais baixos do mundo para a gasolina, o país era fiel comprador de carros de grande porte como Ford Explorer, Jeep Grand Cherokee e picapes grandes da Série F da Ford. Não por acaso, chegou a ter o terceiro setor automobilístico mais desenvolvido da América do Sul (atrás apenas do Brasil e da Argentina), tendo operações de montagem local bem estabelecidas das marcas Toyota, Ford, General Motors, Mitsubishi e FCA.
Automóveis vendidos em setembro:
- Dodge Forza 113
- Toyota Fortuner 93
- Ford EcoSport 36
- Toyota Corolla 33
- Ford Fiesta 29
- Mitsubishi Lancer 20
- Mitsubishi Montero 10
- Ford Explorer 3
- Jeep Cherokee 2
- Jeep Grand Cherokee 2
Comerciais leves:
- Iveco Daily 56
- Mitsubishi Canter 22
- Chevrolet Silverado 19
- Mitsubishi L300 15
- Toyota Hilux 12
- Chevrolet NPR 2
(Carplace/Dyogo Fagundes)