Toyota se rende à moda e deixa Hilux com mais cara de cidade

UOL Carros

 

Desde 2005 a picape média Toyota Hilux não mudava tanto. Isso se tornou necessário porque os modelos de cabine dupla das seis marcas que disputam esse mercado no Brasil conquistaram espaço nas cidades, apesar da irracionalidade de seu porte e do peso elevado. A chegada da nova geração, anda neste mês, prova que a Toyota fez um trabalho profundo do chassi à carroceria, do estilo ao trem-de-força. Pela primeira vez a eterna líder Chevrolet S10 terá que se cuidar mais para manter a posição.

 

A frente foi atualizada (inclui luzes diurnas de LED na versão de topo SRX) para se adequar ao estilo mundial da fabricante japonês, sem perder aspecto de robustez. Portas e teto são novos, além da boa solução estilística da terceira coluna da cabine. As lanternas traseiras precisariam ter sido mudadas: as diferenças são sutis. Para compensar, há dois desenhos de rodas de liga leve, de 17 e 18 polegadas.

 

A nova Hilux ficou 7 cm mais comprida (5,33 m de dificuldade para achar uma vaga) e 2 cm mais larga. Distância entre-eixos não mudou e o comprimento interno da cabine encolheu 7 cm, mas a Toyota afirma que os passageiros do banco traseiro ganharam 3,5 cm para os joelhos. À frente o espaço para ombros está 2 cm maior; atrás, permaneceu o mesmo.

 

Em segurança a marca japonesa não economizou. São até cinco airbags (um deles para joelho do motorista) e engates Isofix para bancos infantis. Como a versão feita na Tailândia já ganhou cinco estrelas para passageiros e quatro para crianças, a produzida na Argentina deve repetir o resultado. O interior também foi renovado, com destaque para a bem posicionada tela multimídia de 7 polegadas, com GPS e TV.

 

Até a anacrônica alavanca de tração 4×4 e reduzida do câmbio foi substituída por sistema elétrico. Espelhos agora rebatem eletricamente. Existe tomada de 220 V no console central, para recarregar um telefone celular mais rapidamente, além de outros equipamentos eletrônicos. Câmera de ré foi reposicionada para a maçaneta da tampa da caçamba (antes era “espetada” na tampa). Lanterna de neblina é outra novidade.

 

Mais conforto

 

Maior isolamento acústico da cabine e rigidez 20% maior do novo chassi melhoraram nitidamente o nível de ruído e vibração. O novo motor, mais leve, colaborou, pois o antigo era bem ruidoso. Os ganhos se estenderam à economia de combustível de até 10%, segundo a fábrica. A potência subiu para 177 cv e o torque, para 45,9 kgfm, apesar da redução de cilindrada de 3 para 2,8 litros. Câmbios automático e manual passaram de cinco para seis marchas, baixando rotação em velocidades de cruzeiro.

 

Dirigibilidade é outro destaque, a começar pela regulagem de altura e, agora, de distância do volante. Mesmo com a caçamba vazia ou no uso fora de estrada, os 5 cm a mais no curso da suspensão traseira dão outro grau de civilidade à picape de quase 2.100 kg.

 

São três versões de acabamento: SR, SRV e SRX. Os preços da versão de cabine dupla, que representa 90% das vendas, começam em R$ 130.960 e chegam a nada menos que R$ 188.120 (tração 4×4), para quem estiver disposto a investir em um veículo que legalmente é comercial leve, de preço equivalente a quase o dobro de um Corolla ou Civic completos. (UOL Carros/Fernando Calmon)