Toyota tem alta de 26% no lucro operacional do trimestre, mas previsão de vendas cai

Reuters

 

A Toyota Motor divulgou nesta quinta-feira um salto no lucro operacional do trimestre passado, impulsionado pela desvalorização do iene e cortes de custos, mas a companhia reduziu a previsão de receita anual, citando incertezas em mercados emergentes.

 

A maior montadora de veículos do mundo afirmou que o lucro operacional do trimestre de julho a setembro subiu 26 por cento, para 827,4 bilhões de ienes (6,81 bilhões de dólares), pouco acima da média de estimativas de analistas.

 

A companhia lidera o ranking global de vendas nos últimos meses, tendo vendido 7,49 milhões de carros no mundo no ano até setembro. A alemã Volkswagen teve vendas de 7,43 milhões durante o mesmo período.

 

Apesar do crescimento do resultado, a Toyota cortou a projeção anual de receita para 27,5 trilhões de ienes, valor 1 por cento maior que o obtido um ano antes, mas abaixo da estimativa anterior de 27,8 trilhões.

 

“O mercado de veículos, especialmente em economias em desenvolvimento, vai continuar forte, mas a Ásia pode não se recuperar tanto quanto esperamos, então estamos assumindo uma postura mais cautelosa em nossa previsão para mercados emergentes”, disse o diretor administrativo Tetsuya Otake a jornalistas.

 

A Toyota afirmou que embora espere cumprir a meta deste ano de vendas de 1,1 milhão de veículos na China, a lucratividade no maior mercado automotivo do mundo provavelmente vai piorar por conta da desaceleração da economia do país.

 

O lucro líquido da Toyota no trimestre passado subiu 13,5 por cento, para 611,72 bilhões de ienes. (Reuters)