Auto Estrada
A Toyota anunciou os preços e as versões da oitava geração da picape Hilux, que já começou a ser fabricada na Argentina e chega às concessionárias brasileiras na segunda quinzena deste mês. Os valores vão de R$ 114.860 a R$ 188.120.
O modelo ganhou novo visual por dentro e por fora e ficou maior. De início, a nova Hilux será comercializada exclusivamente com motor diesel e tração 4×4 – o motor flex será reincorporado ao utilitário durante 2016, ano em que a SW4, versão SUV da picape, também será renovada.
Por falar em motor, o antigo 3.0 turbodiesel de 171 cv de potência e 36,7 kgfm dá lugar ao novo propulsor 2.8 turbinado a diesel que, apesar da menor cilindrada, traz melhor desempenho: rende 177 cv e, em relação ao torque, o salto foi bem maior: chega a 45,9 kgfm. O câmbio também foi atualizado – saem de cena as caixas manual e automática de cinco marchas, que dão lugar a transmissões similares de seis velocidades.
Quanto às dimensões, a Hilux cresceu 7 cm no comprimento, 2 cm na largura e ficou 5 cm mais baixa, medindo, respectivamente, 5,33 m, 1,89 m e 1,82 m. A cabine recebeu extensas modificações, exibindo painel e volante que lembram os do Corolla. As versões mais caras trazem nova central multimídia.
Externamente, o utilitário tem para-choques, faróis, lanternas e grade redesenhados. O conjunto ótico dianteiro, inclusive, exibe luzes diurnas de LEDs nas configurações mais completas.
O valor inicial de R$ 114.860 é referente à versão chassi-cabine, oferecida para pessoas jurídicas. A configuração Standard, por sua vez, sai por R$ 118.690 com cabine simples e custa R$ 130.960 com cabine dupla. As demais opções sempre trazem duas fileiras de bancos, com os seguintes preços: R$ 162.320 (SR), R$ 177 mil (SRV) e R$ 188.120 (SRX).
A versão Standard já traz de série ar-condicionado, direção hidráulica e volante com ajustes de altura e profundidade. A partir da configuração SR, todas as Hilux contam com câmbio automático. (Auto Estrada/Alessandro Reis)