Carplace
Completando 10 anos de sucesso global, a Dacia ganhou projeção com o lançamento do Logan. De lá para cá, a marca romena incorporada pelo Grupo Renault em 1999 não parou de crescer: a gama ganhou variações hatchback, perua, minivan e SUV. No Brasil, onde os modelos são produzidos pela Renault, foi lançada até a inédita picape Oroch.
Nesse contexto, o Duster é uma das peças-chave para o sucesso da marca de baixo custo do Grupo Renault. Com mais de 1 milhão de unidades vendidas ao redor do mundo, o SUV considerado a “galinha dos ovos de ouro” quer continuar ganhando espaço e passará pela primeira mudança de geração em 2017.
Apesar de receber diversas atualizações ao longo de sua trajetória, não podemos esquecer o utilitário teve origem no baixo custo. Para continuar competitivo vai manter a mesma plataforma na próxima geração.
Informações preliminares dão conta que a nova geração terá um formato mais “crossover”. O modelo atual, que mede 4,32 metros, deve passar a 4,50 metros com a inédita versão de sete lugares, de acordo com rumores. Mantendo as opções de tração integral ou dianteira, o Duster também continuará com o recém incorporado câmbio automatizado Easy-R (na Europa) – a caixa de dupla embreagem EDC está descartada pelo alto custo.
Se não haverá uma revolução em termos de mecânica e equipamentos, o visual vai mudar completamente. O conceito da marca de baixo custo da Renault-Nissan, Datsun Go-Cross, revelado no Salão de Tóquio, revela uma sugestão bem interessante para o design do próximo Duster. (Carplace)