Qualidade Volvo premiada

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A Volvo é a única montadora de veículos a receber o Prêmio Nacional da Qualidade mais de uma vez. É a terceira vez consecutiva que a Volvo recebe o prêmio, entrando para o seleto grupo de empresas brasileiras que receberam o prêmio mais de duas vezes.  A excelência em gestão da montadora já tinha sido reconhecida em 2009 e 2012. Até o ano passado, o prêmio só era concedido para uma mesma empresa a cada três anos.

 

“Este prêmio é o mais alto reconhecimento da excelência em gestão, que coloca a Volvo na vanguarda e no patamar de empresa de Classe Mundial a partir de critérios bastante rigorosos. A Volvo é reconhecida no mercado pela qualidade de seus produtos e também está comprometida com a qualidade de sua gestão”, afirma Carlos Morassutti, vice-presidente de RH e assuntos corporativos do Grupo Volvo América Latina.

 

Sistema global

 

Subsidiária brasileira do Grupo Volvo, com sede na Suécia, a empresa está totalmente integrada ao sistema global de qualidade da marca, assim como os demais valores corporativos de segurança e respeito ao meio ambiente.

 

“A trajetória da excelência é um caminho sem volta e estamos empenhados em galgar patamares cada vez mais altos. Os resultados desse trabalho se refletem em toda a organização e nos garantem um crescimento sustentável”, afirma Claes Nilsson, presidente do Volvo Group Latin America.

 

A adoção do Modelo de Excelência da Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) contribui para manter e melhorar o sistema de gestão da Volvo no Brasil. “O modelo foi adotado em 2003, e tem nos ajudado a melhorar o desempenho da empresa em busca da excelência em diversas áreas da organização, além de contribuir para nos tornar mais competitivos”, destaca Ivilásio Coelho, gerente de sistemas de gestão da Grupo Volvo América Latina.

 

Gestão de qualidade

 

Para disseminar os conceitos de excelência dentro da companhia foram criados os Conselhos de Excelência. Grupos de trabalho formados por pessoas de diversas áreas da empresa, que além de suas atividades normais, dedicam-se a planejar melhorias para a companhia.

 

Com a criação dos conselhos, criava-se também um fator essencial de sucesso. Foram produzidas listas de boas práticas e, a partir de 2006, a Volvo começou a produzir o Relatório de Gestão, documento que sintetiza todo o trabalho dos Conselhos de Excelência, analisa os progressos e deixa claro os pontos de melhoria que podem ser aplicados. Para estimular a participação dos colaboradores no processo de excelência, o resultado da avaliação da empresa passou a fazer parte da PLR- Participação nos Lucros e Resultados.

 

Fundação Nacional da Qualidade

 

Reconhecida internacionalmente como uma das instituições que são referência mundial nesta área, ao lado da norte-americana Malcolm Baldrige e da EFQM (Europeun Foudation for Quality Management), a FNQ mantém um modelo sistêmico de gestão adotado por inúmeras organizações de classe mundial.

 

Maior centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimentos sobre excelência em gestão, a FNQ utiliza os chamados Critérios de Excelência, que incorporam em seus requisitos as técnicas mais atualizadas e bem-sucedidas de administração de organizações. (Jornauto Online)