Car and Driver Brasil
A Honda confirma a chegada da nova linha de motores VTEC turbo no Brasil. Conforme antecipado pela reportagem de Car and Driver na edição 87, o primeiro modelo a integrar a tecnologia será o novo Honda Civic, com o novo 1.5 turbo de injeção direta que, nos Estados Unidos, rende atualmente 176 cv com gasolina. A nova geração do sedã chega ao Brasil no fim de 2016, já como nacional.
As unidades VTEC turbo também incluem motores 2.0 e 1.0. É praticamente certo que o Honda Fit receberá o novo 1.0 turbo de três cilindros e 130 cv. Já o 2.0 de até 280 cv deve equipar as versões esportivas do Civic.
Há alguns meses, executivos da Honda já haviam cravado em entrevista a Car and Driver que o Civic nacional será flex. “Desenvolvemos esse motor para ser Flex”, confirmou Suechiro Hasshi, chefe de engenharia da Honda na matriz, em Tochigi. A adaptação para o Brasil tanto para a gasolina, com porcentagem de etanol, quanto para o etanol puro foi confirmada por fontes locais. O 1.5 turbo será nacionalizado, mas é provável que seu sistema de comando de válvulas seja importado do Japão.
A nova geração de motores compactos combina a base dos motores Honda com sistema VTEC e componentes para aperfeiçoamento de desempenho: comando variável de válvulas com redução de atrito, turbocompressor com respostas rápidas e injeção direta de gasolina para obter um equilíbrio entre potência e torque. Segundo a fabricante, isso garante melhor desempenho em baixas rotações e redução do consumo em relação às unidades aspiradas vendidas no Brasil. (Car and Driver Brasil)