Fábrica da Honda completa 18 anos no Brasil

A Tribuna

 

A Honda completa este mês 18 anos da abertura de sua primeira fábrica Brasil. A montadora japonesa, começou suas operações no Brasil em 1997, em Sumaré (SP), com a produção do Honda Civic, veículo ainda comercializado pela empresa.

 

A história do Civic no País começou em 1992, quando o governo brasileiro reabriu as importações e a Honda passou a comercializar o modelo. O carro estava em sua 5ª geração mundial e emm seu primeiro ano de importação, foram 280 unidades, mas em 1993, o número chegou a 3.285 veículos. Passados cinco anos e superando 12 mil unidades importadas, a Honda decidiu construir a fábrica em Sumaré.

 

Para ser produzido no Brasil, o modelo precisou passar  por mudanças, com a tropicalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica para gasolina com etanol. Nos três primeiros meses de vendas, foram comercializados 867 unidades. Em 1998, primeiro ano completo de vendas, a Honda totalizou 14.959 veículos.

 

Auge

 

O auge de vendas do Civic foi em 2008 com a 8ª geração do modelo. Naquele ano, mais de 67 mil unidades foram venidadas.

 

Tecnologias

 

Ao longo de seus 18 anos de produção no País, o Civic agregou diversas tecnologias, muitas delas pioneiras no mercado brasileiro, como o comando de válvulas variável (1997-VTEC), troca de marchas no volante (2006-paddle shift) e o sistema de economia de combustível e redução de emissão de poluentes (2012-ECON). Até setembro deste ano, somou mais de 590 mil unidades produzidas. (A Tribuna)