Ford premia aplicativos voltados para mobilidade urbana

iCarros

 

A Ford elegeu, entre mais de 200 inscritos, três aplicativos vencedores do Desafio São Paulo de Mobilidade. Escolhidos através do voto popular e de um júri de especialistas, os aplicativos para smartphone propõem facilitar a vida das pessoas ao se locomoverem no dia a dia, seja através do carro ou do transporte público.

 

Chamado Innovative Mobility Challenge, esse concurso faz parte de um projeto global da Ford e já foi realizado em Bombaim (Índia), Los Angeles (EUA), Londres (Reino Unido), Lisboa (Portugal), Xunquim (China) e Johanesburgo (África do Sul). Os três projetos vencedores foram apresentados pela montadora na última quarta-feira, 21, durante um seminário para a imprensa.

 

Os três aplicativos sugerem a melhor opção para chegar ao seu destino, mas oferecendo uma integração entre informações disponíveis em que hoje estão diversos aplicativos diferentes, como Waze, Moovit, Cadê o Ônibus?, Caronetas, Easy Taxi e 99Taxis.

 

Num só lugar, há dados de melhores rotas para ir com o carro ou a pé, localização e horários de ônibus próximos, localização de táxis e até de caronas.

 

O primeiro colocado foi o projeto “Muvall”, criado por um estudante de São Paulo. Ele identifica onde a pessoa está e para onde vai, sugerindo qual o ônibus ou o caronista mais próximo e indicando sua localização. “A vantagem do Muvall é a facilidade de uso. Você não precisa digitar o ponto de origem ou o número da linha de ônibus, basta informar o destino”, diz Gabriel Araújo, de 20 anos, criador do Muvall. Por enquanto, o aplicativo é compatível apenas com o sistema IOS, mas Araújo pretende desenvolver também uma versão para Android e começar a oferecer o aplicativo já a partir do ano que vem.

 

O segundo lugar ficou com o projeto MOBQI, desenvolvido por Ernani Machado, de Belo Horizonte-MG. O MOBQI reúne várias funcionalidades, dentre as quais rastreamento e itinerário de ônibus, informações sobre táxis, dados sobre preços de combustível e até localização e envio de alertas para a viatura policial mais próxima, ajudando no atendimento de ocorrências ou acidentes. Os planos são de lançar o MOBQI em breve no mercado.

 

Por fim, o terceiro lugar coube ao aplicativo Vita, criado por quatro amigos de Porto Alegre-RS. Ele usa dados em tempo real para orientar motoristas, pedestres, caroneiros, ciclistas, passageiros de táxi e de transporte público a escolher o melhor meio de transporte e planejar seu trajeto diário, além de informar qual a opção mais saudável atrás de dados de emissão de poluentes. O aplicativo também memoriza o número do veículo após uma corrida de táxi, caso o usuário esqueça algum pertence, e oferece um sistema de pontos que o usuário pode trocar depois por caronas, descontos em lojas e serviços de empresas parceiras. (iCarros)