Fabricação do Honda Civic no Brasil chega à maioridade

Carpress

 

O sedã médio Civic completa agora em outubro 18 anos de produção na fábrica de Sumaré (SP), região de Campinas. Embora sua fabricação tenha começado em 1997, a Honda começou a vender o modelo em 1992, logo após a abertura das importações.

 

Quando começou a ser vendido por aqui, o modelo já estava na quinta geração mundial. Em seu primeiro ano de importação, foram comercializadas apenas 280 unidades. Em 1993 o volume subiu para 3.285.

 

Passados cinco anos e superando 12 mil unidades importadas, a Honda decidiu construir a fábrica em Sumaré, iniciando as atividades em outubro de 1997. Desde o início das vendas no país, o modelo sempre teve boa reputação por conta de sua confiabilidade.

 

Para ser produzido no país, o modelo passou por algumas mudanças, com a tropicalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica para gasolina com etanol. Naquela época o Civic estava na sexta geração mundial e era um dos veículos nacionais mais completos de fábrica.

 

Vinha com vidros elétricos em todas as portas, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag e ABS em algumas versões. Essa geração ainda trouxe para o mercado o motor VTEC com comando de válvulas variável, uma tecnologia exclusiva da marca.

 

Nos três primeiros meses de comercialização do Civic nacional, foram vendidas 867 unidades. Em 1998, primeiro ano completo de vendas, a Honda totalizou 14.959 veículos.

 

O auge de vendas do Civic foi atingido em 2008 com a oitava geração, lançada em 2006 como um marco no segmento de sedãs médios, fechando o ano com mais de 67 mil unidades comercializadas – na ocasião, a fábrica já produzia também o Fit e começava o City. Nessa geração, foi introduzida a tecnologia flex e, na seguinte, houve a extinção do tanquinho de partida a frio.

 

Hoje a linha Civic é composta pelas configurações LXS, LXR e EXR (da menos para a mais sofisticada). A versão top EXR traz airbags de cortina, totalizando seis bolsas e novo sistema multimídia com tela de 7 polegadas e navegador integrado ao painel, entre outros itens. (Carpress)