Pirelli lança primeiro pneu fabricado no Brasil com eco-etiqueta

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A Pirelli lança hoje o primeiro pneu fabricado em território nacional a ser comercializado com a etiqueta de eficiência energética, parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro, com notas A na frenagem no piso molhado e B-C na economia de combustível.

 

O Cinturato P1 Plus, produto escolhido pela fabricante para estrear o programa de etiquetagem dentro do portfólio da empresa no Brasil, é o primeiro pneu verde desenvolvido exclusivamente para o mercado de reposição e change over. O produto nasce com um novo padrão de performance e segurança em relação ao antecessor, o Phantom.

 

Economia de combustível, diminuição do ruído durante a rodagem, dirigibilidade, frenagem no piso molhado e seco são as principais melhorias no desenvolvimento do Cinturato P1 Plus. A dirigibilidade em todas as condições climáticas também foi beneficiada, inclusive para os motoristas com estilo de direção mais esportiva.

 

Este novo integrante da linha Green Performance conta com compostos que garantem maior esportividade com menor impacto ao meio ambiente, 25% menor resistência ao rolamento propiciando cerca de 5% em economia de combustível (em relação a um pneu categoria F), melhor desempenho em frenagem com até 10 metros de diferença em comparação a um pneu de categoria E e maior durabilidade com um novo padrão de rendimento quilométrico. A grande inovação se faz nos novos compostos e na banda de rodagem mais plana, que otimiza o contato com o solo e propicia excelência em estabilidade, maior precisão nas manobras, melhor desempenho em frenagem e aumento da dirigibilidade.

 

“A Pirelli considerou a importância da estética esportiva aliada à performance durante o desenvolvimento do novo produto. Para aumentar o desempenho em condições extremas, projetamos uma banda de rodagem com desenho assimétrico, que propicia igualmente um desgaste mais regular, que garante performance constante durante toda a vida do pneu e menor ruído. Já os sulcos longitudinais mais largos servem para otimizar a expulsão de água, diminuindo o risco de aquaplanagem, e os ombros foram desenhados para dar maior precisão às manobras. Desta forma, a empresa entrega ao mercado nacional de reposição um produto ainda mais seguro sem se esquecer da estética”, conta Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli na América Latina.

 

O produto está disponível para rodas de 15 a 20 polegadas. Até a segunda metade de 2016, o Cinturato P1 Plus chega a 16 medidas, formando a gama completa. “As medidas disponíveis para este novo produto cobrem 72% do mercado de customização e 78% dos segmentos High Performance (HP) e Ultra High Performance (UHP). A Pirelli decidiu lançar este produto tendo em vista o crescimento destes três segmentos, acima da média de mercado. De acordo com dados de mercado, enquanto o parque circulante brasileiro aumentou em 9% de 2011 a setembro 2015, os veículos HP e UHP cresceram 13%. Para o mercado de pneus, o crescimento que estimamos entre 2011 e 2016 para estes dois segmentos é de 6,5% e para o premium é de 25%, enquanto o mercado total cresce 6% no mesmo período. Desta forma, a companhia observou a oportunidade deste tipo de produto no mercado, com crescente procura por parte dos consumidores. A etiqueta ajudará o consumidor para entender as características inovadoras deste novo produto”, informa Marco Maria Tronchetti, diretor de Marketing da Pirelli na América Latina.

 

O pneu recém-lançado sai de fábrica certificado com nível B ou C de economia de combustível, dependendo da medida. Em todas elas, o Cinturato P1 Plus é classificado com nível A de frenagem no piso molhado, garantindo o máximo grau de segurança, e 72 decibéis em emissão de ruído externo.

 

Com este lançamento, a Pirelli se antecipa às datas de implantação do programa brasileiro de etiquetagem de pneus, que entra em vigor a partir de outubro de 2016 para produção e importação e, a partir de abril de 2017, para distribuição. (LogWeb)