Duster decepciona em teste de colisão

Car and Driver Brasil

 

O Latin NCAP, organização responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos na América Latina, divulga os novos resultados dos seus testes de colisão. Entre os modelos avaliados na nova etapa do programa está o Renault Duster colombiano, que até marcou uma nota aceitável (quatro estrelas de cinco possíveis) na proteção para adultos, mas decepcionou ao alcançar apenas duas estrelas na proteção para crianças.

 

Vale lembrar que o carro fabricado e vendido no país vizinho possui apenas um air bag para o motorista e não conta com freios ABS – diferente do modelo vendido no Brasil, que possui o equipamento e airbag frontal duplo. O modelo colombiano foi escolhido de acordo com as regras do Latin NCAP, que sempre testa a versão mais básica oferecida na América Latina.

 

Críticas

 

Alejandro Furas, secretário geral da organização, criticou o resultado e classificou a estrutura do Duster como instável. De acordo com o site Argentina Autoblog, parceiro de Car and Driver que acompanhou os testes ao vivo na Alemanha, após a colisão a cabine se deformou e impediu a abertura da porta do motorista. Em um caso de acidente real, isso teria dificultado o socorro das vítimas.

 

Furas também criticou a diferença de equipamentos de segurança entre os carros oferecidos na Europa e na América Latina. O Duster comercializado na Europa como Dacia traz de série desde as versões mais básicas airbag duplo frontal e lateral, pontos Isofix para cadeirinhas e controle eletrônico de estabilidade. Procurada, a Renault do Brasil afirmou que ainda não possuía uma posição oficial sobre o assunto. (Car and Driver Brasil/Marcelo Moura)