Tesla Motors inaugura fábrica na Holanda, a primeira fora dos EUA

Carsale

 

A fabricante de carros elétricos Tesla Motors anunciou a inauguração de uma fábrica na Holanda, a primeira fora dos Estados Unidos. Localizada na cidade de Tilburg, a unidade foi instalada com objetivo de viabilizar a entrega de carros no mercado europeu, uma vez que a Tesla tem como meta vender meio milhão de veículos em todo o mundo até 2020.

 

Na fábrica holandesa serão montados o sedã Model S e o crossover Model X, cujas peças serão enviadas da matriz da Tesla na Califórnia. Segundo a empresa, inicialmente serão feitos cerca de 450 carros por semana – a capacidade da linha de montagem pode chegar a mil veículos. No local há ainda uma pista de testes de 750 metros de extensão.

 

Embora a fábrica seja utilizada apenas para montar os carros provenientes dos Estados Unidos, o CEO da Tesla, Elon Musk, diz que a unidade possui uma grande capacidade de expansão. O executivo acrescentou ainda que a companhia analisa a instalação de outras unidades na Europa a partir do ano que vem.

 

Segundo a Tesla, o mercado norte-americano é responsável por mais da metade das vendas de seus carros, seguido pela Europa com 30% e China (10%). A marca ainda sofre alguma dificuldade para embalar em grandes mercados europeus como o Alemanha, Espanha e França, mas é bem-sucedida na Escandinávia. A Noruega acumula 13% das vendas totais da empresa.

 

O próximo lançamento da Tesla é o crossover Model X, que será apresentado ainda em 2015, mas a marca pretende lançar um novo modelo nos Estados Unidos e na Europa até 2018. (Carsale)