Especialista explica três soluções para o trânsito nas grandes cidades

Agência CNT de Notícias

 

O sociólogo Eduardo Biavati, especialista em trânsito, frente à questão de como organizar a vida dos cidadãos das áreas urbanas – sobretudo, no que diz respeito à dinâmica dos deslocamentos – comentou soluções para essa problemática.

 

O especialista indicou três principais soluções para esta área, em relação às grandes cidades, na última sexta, 25, Dia Nacional do Trânsito, que seriam:

 

1) investir no transporte público;

2) caminhar e pedalar mais e

3) garantir mais segurança no trânsito

 

Para o sociólogo, o século XXI inaugura uma revisão mundial do planejamento urbano e do investimento no transporte público. O segundo aspecto, caminhadas e ciclismo, é pontuado por Biavati, não simplesmente como uma alternativa para o problema do trânsito, mas também como algo que deve ser o foco de investimento por parte da administração pública.

 

A terceira solução em trânsito, que as cidades precisam para garantir a qualidade de vida aos seus cidadãos, é a segurança. Neste sentido, o consultor reforça que se trata de um ponto “indissociável da revisão e redução dos limites de velocidade nas vias públicas.” Ou seja, é preciso correr menos para diminuir os riscos a que estão expostas a vida dos usuários mais vulneráveis, que são os pedestres e os ciclistas.

 

Dados

 

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a densidade populacional nos centros urbanos não vai parar de crescer: a projeção é de que algumas regiões metropolitanas devem ter crescimento populacional de 145% até 2025. Um dos setores mais impactados com esse crescimento é o de transportes e, com ele, a economia nas cidades.

 

Para superar o déficit e fazer frente ao crescimento na demanda por mobilidade, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) estima que sejam necessários R$ 240 bilhões em investimentos para executar 343 projetos que visam a solução dos principais desafios desta área. A previsão está no Plano de Transporte e Logística 2014, que pode ser através do link http://www.cnt.org.br/Paginas/Plano-CNT-de-Log%C3%ADstica.aspx

(Agência CNT de Notícias)