Suíça bane modelos Volkswagen a diesel

Jornal do Carro

 

A Suíça foi o primeiro país a anunciar que estão banidos do país os modelos do Grupo Volkswagen equipados com software para burlar os testes de emissões de poluentes nos Estados Unidos e na Europa. Os modelos, todos a diesel, foram considerados inapropriados para vendas por, na realidade, não atenderem às normas de controle de poluição no país.

 

A proibição, porém, só vale para os carros que ainda não foram licenciados na Suíça, não para os que já estão rodando. Na prática, isso significa que os carros com o software não poderão mais ser vendidos.

 

Além disso, a determinação é válida só para os modelos que passaram pelos testes de emissão para adequação às normas da legislação Euro 5. Para os avaliados conforme os padrões da Euro 6, mais recente, não há restrição.

 

A determinação do governo suíço afeta cerca de 180 mil veículos de todas as marcas do Grupo Volkswagen. Além da própria montadora, estão também incluídas Audi, Seat e Skoda, fabricantes que usam os propulsores a diesel que receberam o software.

 

Os propulsores proibidos no território suíço são integrantes da linha TDI, nomenclatura adotada para os motores a diesel do grupo. A lista traz os exemplares 1.2, 1.6 e 2.0 turbodiesel. Entre os carros equipados com eles está o Golf. (Jornal do Carro)