Ibama vai investigar Volkswagen no Brasil por escândalo de poluição

Folha de S. Paulo/Reuters

 

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) decidiu abrir investigação contra a montadora de veículos alemã Volkswagen após o estouro do escândalo de fraude em testes de emissões de poluentes nos Estados Unidos.

 

Após a fraude ter sido apontada pelo governo americano na sexta­feira passada, a empresa admitiu na terça que equipou 11 milhões de carros pelo globo com um software capaz de fraudar testes de emissões de poluentes. Coreia do Sul, Alemanha e França já haviam dito que também investigarão os carros da companhia.

 

O órgão ambiental brasileiro afirmou em nota publicada no final da última quinta­feira (24) que as acusações de que a Volkswagen fraudou testes de emissões de poluentes de carros a diesel são um “caso gravíssimo” e poderá impor multa de até R$ 50 milhões contra a montadora e convocar um recall para corrigir o problema.

 

“O Ibama iniciou investigação para verificar se a fraude apontada nos EUA estaria sendo cometida no Brasil. A Volkswagen será notificada nesta sexta­feira a prestar esclarecimentos”, diz o órgão ambiental, sem dar mais detalhes.

 

Por meio da sua assessoria de imprensa, a montadora disse que ainda não recebeu a notificação do Ibama.

 

Segundo o governo dos Estados Unidos, a empresa pode, enfrentar multas de até US$ 18 bilhões no país.

 

No Brasil, o único modelo com motorização semelhante à envolvida na fraude global é picape média Amarok, que é produzida na Argentina e tem motor 2.0 turbodiesel.

 

Esse modelo não é comercializado no mercado norte­americano, e a empresa ainda não divulgou uma lista oficial de produtos que estejam envolvidos no problema em outros países. Desde 2010, foram vendidas 83.890 unidades da Amarok no Brasil. (Folha de S. Paulo/Reuters)