Toyota e prefeitura de Sorocaba lançam projeto de segurança no Parque da Biodiversidade

Redepress

 

A Toyota, em parceria com a prefeitura de Sorocaba, lançou o projeto Circuito Fechado de TV (CFTV) no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade Marco Flávio da Costa Chaves (PNMCBio). A cerimônia de apresentação e inauguração do funcionamento do CFTV contou com presenças de autoridades municipais e executivos da Toyota do Brasil.

 

O projeto, viabilizado por meio de recursos da compensação ambiental da Toyota do Brasil, criou um sistema integrado de segurança com a Guarda Civil Municipal e incluiu, ainda, a instalação de alarme, videomonitoramento e muralha eletrônica, posicionada na Avenidade Itavuvu, Zona Norte da cidade, visando, primordialmente, a segurança da comunidade local, bem como do patrimônio da cidade.

 

O sistema detém monitoramento em tempo real de todo o parque e do perímetro da Avenida Itavuvu, sendo possível a identificação dos veículos no entorno do PNMCBio, o que auxiliará as autoridades na vigilância da área.

 

Entre outras iniciativas viabilizadas pelo projeto constam a construção de salão multiuso, portaria e guaritas, criação do programa de restauração florestal, aquisição de máquinas, implementos e veículo para a estruturação e gestão do parque, além da manutenção do programa de educação ambiental.

 

Parque de Biodiversidade de Sorocaba

 

Com uma área verde de 600 mil metros quadrados, o PNMCBio é uma Unidade de Conservação construída com recursos da compensação da Toyota por ocasião da instalação da montadora no município de Sorocaba.

 

A unidade tem como objetivo proteger a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba, área sem qualquer atividade ou intervenção humana. O local propicia também o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico. (Redepress)