Aliança Renault-Nissan e Daimler intensificam cooperação com grandes avanços em 2015

Portal Segs

 

A parceria entre a Aliança Renault-Nissan e a Daimler AG continua progressão em 2015 e entra agora em seu sexto ano, conforme declararam hoje os CEOs das duas empresas durante o balanço anual com a imprensa no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA).

 

De acordo com Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan, “esta colaboração é uma das mais produtivas do setor automobilístico. Nossa parceria permitiu reduzir os prazos de comercialização no lançamento de importantes modelos, o que constitui uma grande vantagem estratégica para nossas empresas. Agora, continuamos a trajetória de expansão com o lançamento de outros projetos comuns”, acrescentou o executivo, apoiado por Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler e Responsável pela Mercedes-Benz Automóveis.

 

“Desde o início de nossa cooperação, em 2010, lançamos projetos conjuntos, em benefício de nossos clientes em todo o mundo. Neste ano, fortalecemos nossa colaboração e anunciamos dois projetos totalmente novos. Realizamos colaborações quando há benefícios para ambos os grupos, e pretendemos continuar seguindo neste caminho”. destacou Dieter Zetsche.

 

Etapas-chave da parceria em 2015 até hoje:

 

Construção de uma fábrica comum de montagem em Aguascalientes, no México: Nissan e Daimler recentemente assentaram a pedra fundamental de uma nova fábrica em Aguascalientes, que recebeu investimento de um bilhão de dólares e produzirá a nova geração de veículos compactos topo de gama da marca Infiniti a partir de 2017, seguida de modelos Mercedes-Benz, em 2018. Nissan e Daimler vão desenvolver os veículos em conjunto. Esta fábrica deve montar mais de 230.000 veículos por ano até 2020. Esta gama de produtos será também fabricada em outras plantas Daimler e Nissan, na Europa e na China. A planta comum de montagem localiza-se em Aguascalientes, próximo da fábrica da Nissan.

 

Desenvolvimento de uma picape de uma tonelada para a Mercedes-Benz: Daimler e Nissan anunciaram no início do ano a entrada da marca neste segmento. A picape compartilhará parte de sua arquitetura com a novíssima Nissan NP300, mas a engenharia e o design ficarão a cargo da Daimler, para responder às necessidades específicas de seus clientes da Europa, Austrália, África do Sul e América Latina. Este veículo integrará todas as características e componentes específicos da Mercedes-Benz. A picape será fabricada pela Nissan na fábrica da Renault em Córdoba, Argentina, junto com a Nissan NP300 e a picape de uma tonelada de carga útil da Renault para a América Latina. As três picapes também serão montadas na planta da Nissan em Barcelona, na Espanha. A produção das picapes Mercedes será iniciada até 2020 nas duas fábricas.

 

Versões elétricas dos novos smart fortwo e smart forfour: estes carros compactos urbanos foram lançados há aproximadamente um ano. Junto com o Renault Twingo, os dois modelos são os primeiros veículos construídos sobre uma plataforma compartilhada pela Daimler e a Aliança, tendo sido muito bem recebidos pelos clientes de ambas as marcas. Conforme anunciado pelos CEOs dos dois grupos, uma versão elétrica do smart fortwo e smart forfour será comercializada ao final de 2016. Os dois veículos serão equipados com um motor elétrico produzido na fábrica da Renault na cidade de Cléon, na França, o mesmo propulsor que equipa o Renault ZOE. A bateria dos novos Smart elétricos será fabricada na cidade alemã de Kamenz, pela subsidiária Deutsche ACCUmotive da Daimler.

 

Lançamento do modelo Q30 da Infiniti: Integrando componentes fabricados pela Aliança, o Q30 é um veículo compacto topo de gama integralmente concebido, prototipado e desenvolvido pela Infiniti. O modelo foi revelado em pré-estreia no Salão do Automóvel de Frankfurt, e sua produção deve iniciar neste ano, na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.

 

Na época do lançamento, em abril de 2010, a extensão da colaboração entre a Daimler e a Aliança se limitava a três projetos essencialmente focados na Europa. Desde então, este número mais que quadruplicou, e engloba atualmente 13 operações na Europa, Ásia, Américas do Norte e do Sul. (Portal Segs)