Volvo desenvolve “garis robôs” para tornar mais rápida à coleta em grandes cidades

Auto Estrada

 

A Volvo está desenvolvendo com as universidades Chalmers e Mälardalen, da Suécia, e Penn State, dos Estados Unidos, uma tecnologia que usa robôs na coleta do lixo doméstico, ainda em fase experimental, mas que deverá se tornar realidade em um futuro próximo.

 

De acordo com a Volvo, a iniciativa também conta com a parceria da companhia especializada Renova e consiste em construir um equipamento robótico capaz de interagir com o caminhão de lixo e seu motorista para fazer o trabalho de forma “silenciosa” e “discreta”.

 

Denominado Roar (sigla em inglês que significa “manipulação de lixo autônoma baseada em robô”), o projeto prevê que esse robô, com o auxílio de instruções enviadas de uma central de operações do veículo de coleta, possa recolher os contêineres de uma vizinhança, esvaziá-los no caminhão de lixo e levá-los de volta ao respectivo imóvel.

 

Segundo a montadora sueca, todo o processo terá a supervisão do motorista do veículo responsável pela coleta, de forma a evitar, por exemplo, a descarga de material muito pesado ou inadequado. Está previsto para junho de 2016 o primeiro teste com um caminhão de lixo da Renova. (Auto Estrada/Alessandro Reis)