Mesmo ausente da Fenatran, MAN Latin America mostra linha 2016

Frota & Cia

 

Ausente da Fenatran 2016, a MAN Latin America decidiu antecipar para toda imprensa especializada, do Brasil e América Latina, as novidades na linha de caminhões da marca, que seriam apresentadas na feira. As melhorias contemplam as famílias de caminhões Delivery, Worker, Constellation e MAN, além das linhas vocacionais.

 

No segmento dos leves, o destaque é o lançamento do Delivery 13.160, que passa a substituir a versão 10.160 Plus 6×2. Equipado com terceiro eixo de fábrica e motor Cummins ISF, o modelo oferece PBT de 13,2 toneladas, o maior do mercado para sua categoria e entre-eixo de 2.850mm, que atende a legislação de Veículos Urbanos de Carga (VUC). Outra novidade é o chassi 9.160 ECE, para aplicação como carro-forte e ideal para aplicação urbana e rodoviária de curta distância.

 

Já nos semipesados, o VW Constellation 24.330 6×2 passa a ser oferecido na configuração V-Tronic, com uso da com a transmissão automatizada ZF 12 AS 1420, de doze velocidades. Outra novidade é o modelo Constellation 30.330 8×2 V-Tronic, que passa a 29.000 kg de PBT, graças ao ganho de 6.000 kg. O VW Constellation 25.420 V-Tronic, por sua vez, ganha uma versão 8×2, com segundo eixo direcional de fábrica, próprio para tracionar semirreboques de três eixos convencionais com PBTC de até 54,5 toneladas.

 

Para fazer frente aos novos tempos, a Volkswagen traz de volta o conceito “Menos você não quer, mais você não precisa” e o consagrado modelo Titan que fez sucesso nos idos 993. Rebatizado de VW Constellation 19.330 Titan, ele oferece uma configuração “mais enxuta”, por conta do PBT de 16 toneladas, versão cavalo mecânico 4×2 e motor de 330 cv de potência.

 

No segmento de caminhões vocacionais, a MAN Latin America apresenta os novos caminhões VW Constellation 17.260 4×2 e 24.260 6×2 na versão Compactor, para uso em coleta de resíduos. Ambos vêm com transmissão automática e mecânica Eaton de seis marchas e e nova calibração do motor MAN DO8 de 256 cv que dispensa o uso de Arla 32. Complementa a linha o novo 17.230 Compactor, que ganha potência e chega aos 225 cv. Esse modelo está disponível com transmissão mecânica Eaton de 6 marchas. Outro lançamento é Constructor Betoneira 26.280, agora equipado com transmissão automática Alisson, introduzida a pedido dos clientes para garantir maior durabilidade nessas operações. A linha Distributor também ganhou reforços com os novos Constellation 17.230 4×2 e 23.230 6×2 Distributor, por conta da potência intermediária entre os veículos que já constam no portfólio.

 

Até mesmo a marca MAN foi contemplada com outra novidade. É o caso do TGX 29.480, que chega para ampliar a gama de motorização da família, com uma potência de 480 cv e torque de 2.400 Nm.

 

Para marcar os dez anos de lançamento dos caminhões Constellation e suas mais de 180 mil unidades vendidas, a MAN decidiu lançar a Série Prime. O VW 24.280, líder de vendas no segmento rodoviário e o cavalo mecânico VW 25.420 ganharam acabamento interno diferenciado, cor exclusiva, transmissões automatizadas e outros detalhes premium. A novidade vai estar disponível também para um modelo inédito: a versão 8×2 do cavalo Constellation 25.420 V-Tronic. Serão produzidas somente 600 unidades da série especial Prime, com início das vendas previsto para o último trimestre deste ano.

 

“Mesmo em um ano tão desafiador, seguimos investindo e acreditando tanto no Brasil como nos mercados da América Latina e da África”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America. “Conceitos como o Sob Medida e soluções como o Titan hoje são referências para milhares de consumidores satisfeitos. Foi assim, com criatividade e dedicação, que chegamos à liderança brasileira em vendas de caminhões, e nos mantemos nessa posição há mais de 12 anos consecutivos”, completa. (Frota & Cia)